Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

RESULTADO

Anderson Ferreira é reeleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes

Publicado em: 15/11/2020 20:40 | Atualizado em: 16/11/2020 01:19

Candidato alcançou 54,26% dos votos, superando a soma dos demais concorrentes à prefeitura (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP)
Candidato alcançou 54,26% dos votos, superando a soma dos demais concorrentes à prefeitura (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP)

O prefeito Anderson Ferreira (PL) confirmou a tendência apresentada pelas pesquisas eleitorais e foi reeleito em Jaboatão dos Guararapes. Com 144.586 votos,  gestor do segundo maior colégio eleitoral pernambucano recebeu 54,26% do total de votantes, superando a soma dos demais candidatos e vencendo no primeiro turno. O liberal disputou o comando da cidade com outros dez candidatos. Jaboatão era um dos municípíos pernambucanos com possibilidade de segundo turno.

Em busca do novo mandato, Anderson conseguiu formar em torno do seu nome a maior coligação de um candidato a prefeito o município. A coligação Jaboatão - O Trabalho Faz a Diferença reuniu 14 legendas. O segundo colocado na disputa, Daniel Alves (MDB), teve uma coligação composto por cinco partidos, alcançando ao fim da contagem 30,71% dos votos. Maira Vilar (PDT) foi a terceira colocada, dom 7,47%.

A votação recebida por Anderson ocorreu de maneira quase uniforme em todo as regiões do município. Para a coordenação da campanha do prefeito, o resultado seria a expressão do trabalho de quatro anos realizado pela atual gestão. Ao votar, o mandatário reeleito afirmo que a campanha "mostrou a presença da prefeitura em cada canto da cidade, com importantes obras realizadas, parcerias, projetos e ações que mudaram para melhor a vida do jaboatonense".

Para a disputa atual, a chapa do prefeito mudou. Em lugar do vice-prefeito, Ricardo Valois, entrou Luiz Medeiros (PSC). Anderson e Ricardo, em 2016, eram filiados ao PR. Para ser vice, Ricardo renunciou a candidatura para a Câmara Municipal, tendo a chapa obtido 34,28% dos votos vno primeiro turno, o que representa 99.670 votos, e  58,5% no segundo turno. Foram 171.057 votos.

Os sete candidatos mais votados para a Câmara Municipal são filiados ao partido de Anderson Ferreira, o PL. A primeira colocação ficou com Marlus Costa, com 3.796, seguido de Adeildo da Igreja, 3.754 votos. Entre os eleitos estão Neco Filho (PSC), apoiado por Neco, ex-deputado estadual  e ex-vereador do município, que disputou o segundo turno das eleições de 2016 com Anderson. O PSC, vale lembrar, é da base de apoio do prefeito que se reelegeu.

Em Jaboatão dos Guararapes, 348.251 eleitores compareceram às urnas, com o percentual de votos destinados aos candidatos de 76,52%. A quantidade de votos nulos chegou a 14,92%, enquanto os brancos alacnaçaram 8,56%.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Convivendo com HIV e Aids: 40 anos depois, o estigma persiste
Resumo da semana: repercussão das eleições, gastos parlamentares e receio de novo lockdown
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 04/12
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco