Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Política

Professor da UFPE Michel Zaidan lançará seu novo livro neste domingo (18)

O impacto da pandemia na política e no cotidiano dos indivíduos são assuntos abordados no livro escrito por Michel Zaidan

Publicado em: 16/10/2020 15:32 | Atualizado em: 16/10/2020 17:40

No próximo domingo (18), às 18h, acontecerá o Seminário Nacional de Sociologia Jurídica, na UFPE. No local, às 21h30, será realizado o lançamento oficial do livro “O Inferno São os Outros - Política e Sensibilidade em Tempos de Pandemia”, do autor Michel Zaidan. O lançamento será transmitido no Youtube Rede TVT, no Canal 44.1, na TVPE e TVT.

Michel Zaidan nasceu em Garanhuns - PE, em 1951. Em 1974, graduou-se em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, e em 1982 obteve o título de Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Já em 1986, conquistou o título de Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo – USP. Zaidan ainda foi Professor dos departamentos de História e Sociologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB entre 1975 e 1986 e atualmente, é professor titular do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, e da pós-graduação de direito da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

O livro discute sobre o impacto da pandemia na política, no cotidiano dos indivíduos, nos seus sentimentos, afetos, atitudes e valores, questionando sobre o perfil da sociedade que resultará pós pandemia. “Será uma sociedade mais individualista, mais egoísta ou uma sociedade mais solidária?”, questões abordadas no livro, segundo o professor.

“O formato da biopolítica que nós estamos vivendo neste momento também é discutido no livro, onde condena milhões de pessoas à morte, através do darwinismo social, que é a política implícita nesta forma de tratamento dos mais pobres, dos velhos e dos miseráveis” afirmou Michel.

Para o autor, “O Inferno São os Outros - Política e Sensibilidade em Tempos de Pandemia” tem a missão de trazer algumas reflexões: “É importante que se reflita sobre a atitude antissocial, intolerante, preconceituosa em relação ao outro. É uma contribuição para uma sociedade mais solidária, mais humana, menos fútil, superficial e preocupada com a aparência. Espero que essas reflexões venham ajudar à visão crítica de meus leitores sobre essa enorme catástrofe social que se abateu sobre o mundo e nós”. 

O livro foi escrito durante o período de isolamento social e contém 20 textos, tendo a presença de artigos, palestras, ensaios, resenhas e comentários. Textos estes, que tematizam a crise sanitária, social e política e têm o objetivo de discutir não só as dimensões macro da pandemia, mas a sociabilidade em tempos de cólera e isolamento social. Michel Zaidan contou com o auxílio dos pensadores da escola de Frankfurt - Escola de Teoria Social e Filosofia, na Alemanha. São estas entre outras as informações que o professor irá abordar no Seminário Nacional de Sociologia Jurídica no domingo (18).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista João Campos (PSB)
Rhaldney Santos entrevista o engenheiro Celso Cunha
Rhaldney Santos entrevista Victor Assis (PCO)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #177 - Peixeis ósseos e cartilaginosos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco