Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CORRUPÇÃO

Parlamentar pego com dinheiro na cueca integra Conselho de Ética do Senado

Publicado em: 16/10/2020 16:45 | Atualizado em: 16/10/2020 16:51

 (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado )
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Flagrado pela Polícia Federal com dinheiro entre as nádegas, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) é membro titular do Conselho de Ética do Senado. Ele é um dos dois representantes do bloco formado por DEM, PL e PSC no colegiado, presidido pelo senador senador Jayme Campos (DEM-MT). Rodrigues, que também ocupava o cargo de vice-líder do governo Bolsonaro na casa legislativa, foi afastado da função nessa quinta-feira (16).

O senador, que ocultou em sua residência cerca de R$ 30 mil, teve ainda seu afastamento do Congresso, por um período de 90 dias, determinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supermo Tribunal Federal. Para ser efetivada, a decisão precisa passar pela aprovação do Senado, que ainda não tem data para a análise. Ele é investigado na Operação Desvi-19, que apura um suposto esquema milionário para desvios de recursos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus. 

Com base nas investigações da operação, conduzida pela PF em conjunto com a Procuradoria-Geral da República, os partidos Cidadania e Rede Sustentabilidade protocolaram, nesta sexta-feira (16), pedido de perda do mandato para o parlamentar. A representação deverá ser analisada pelo senador Jayme Campos, que, junto com Rodrigues, compõe o bloco formado por DEM, PL e PSC e preside o Conselho de Ética do Senado. 

Segundo a assessoria do presidente do colegiado, Campos está em Mato Grosso e ainda não teve acesso à documentação do caso. Ele deverá chegar a Brasília na próxima terça-feira (20). Uma vez a par da representação, o senador que preside o Conselho pode ou não seguir o posicionamento do departamento consultado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr Carlos Romeiro, ortopedista
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco