Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Decisão

MP eleitoral opina pela correção de manual escolar da prefeitura com possível propaganda a favor de João Campos

Publicado em: 02/10/2020 15:56 | Atualizado em: 02/10/2020 16:03

 (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
Foto: Bruna Costa/Esp.DP
O Ministério Público Eleitoral (MPE) decidiu, nessa quinta-feira (1º), parecer positivo ao pedido de liminar da investigação da charge referente a denúncia da Coligação Mudança Já (Podemos e Cidadania). A imagem em questão era parte de uma atividade no manual.

No quesito, uma charge onde um cenário de campanha eleitoral é ilustrado e em um dos carros está escrito “Zé” e em outro “João”.  Coligação Mudança Já (Podemos e Cidadania) havia entrado, na última quarta-feira (30), com uma ação investigatória eleitoral devido a circulação de uma “charge” em apostila virtual da Prefeitura do Recife para alunos do 6° ano que, segundo a denúncia, remetia a imagem do candidato à prefeitura da Capital, João Campos (PSB).
 
A candidata à prefeita da coligação, Patrícia Domingos, aprovou a decisão. "Fico feliz em saber que as instituições estão atentas e funcionando e que não vão permitir o abuso do poder econômico nesta eleição. Eu confio na Justiça", disse. A declaração reforça a necessidade do MPE analisar a possível existência de improbidade durante a elaboração do material escolar. 
 
Na leitura do cientista político Rodolfo Marques, a ilustração não representa uma propaganda eleitoral. "Não é exatamente uma propaganda eleitoral. Até pelo motivo da questão fundamental ser o brincar com o contexto da 'barulheira', que muita gente não gosta na campanha política", destaca. 

Ele afirma ainda que a produção não causa danos na campanha. "É algo não palpável. Não chega a causar impacto na campanha. "O eleitor pauta muito as suas escolhas por outros espectros. A votação em um candidato é ligada ao benefício que pode lhe ser trazido", pontua.
 
A reportagem entrou em contato com as assessorias da Prefeitura do Recife e de João Campos, até o momento da publicação não obteve retorno.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Resumo da semana: 5 anos do surto de microcefalia, Covid suspende aulas e nova pesquisa no Recife
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Rhaldney Santos entrevista Dra. Larissa Ventura, oftalmopediatra
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco