João Campos anuncia projeto de gestão integrada da área central do Recife
Publicado: 06/10/2020 às 22:07
Na noite desta terça-feira (6), o candidato da Frente Popular do Recife, João Campos (PSB), anunciou o Projeto Antônio Vaz, que compreende uma gestão territorializada e integrada do centro da cidade: o Bairro do Recife e os bairros que compõem a Ilha de Antônio Vaz (São José, Santo Antônio, Joana Bezerra e Cabanga). A proposta inclui a criação de um escritório de otimização para licenças e autorizações e na instituição de um conselho consultivo com órgãos como Ademi, Fecomércio, CDL, universidades, entre outros.
A declaração foi dada durante um debate online promovido pela Fecomércio-PE. Respondendo às perguntas do presidente da entidade, Bernardo Peixoto, e o presidente do Movimento Pró Pernambuco, Avelar Loureiro Filho, com a mediação da jornalista Patrícia Raposo, João detalhou como se daria na prática o projeto. “O objetivo é dar uma atenção maior ao Bairro do Recife e à Ilha Antônio Vaz com uma proteção por completo. Precisamos olhar essas localidades de forma integrada. Precisamos ter um cuidado específico de zeladoria urbana, de segurança e proteção do comércio. Vamos promover um escritório específico para poder focar no centro do Recife. Afinal de contas, além de ser um patrimônio, o centro do Recife é referência para toda a cidade”, disse.
O prefeiturável explicou que a integração dos trabalhos deve evitar ruídos na elaboração de projetos de desenvolvimento para a área. “Durante a execução de um projeto, é preciso haver o diálogo entre os responsáveis pelo licenciamento daquela área, por exemplo. Cabe uma exigência por parte dos Bombeiros, mas a exigência que cabe pelo Iphan já é diferente. Temos que compatibilizar tudo isso”, explicou. Para João, avenidas como a Dantas Barreto e a Guararapes serão foco dessa atuação integrada e devem ser revitalizadas para serem habitadas, atrair mais investimentos e aquecer a economia de forma mais ampla.

