Diario de Pernambuco
Busca

Eleições

Frente Popular pede a censura de Guia de Rádio de Mendonça Filho (DEM), e tem pedido negado pela Justiça Eleitoral

Publicado em: 12/10/2020 08:59 | Atualizado em: 12/10/2020 10:07

No último domingo (11), a juíza eleitoral, Virgínia Gondim Dantas, rejeitou uma representação ajuizada pela Frente Popular do Recife, que solicitava a retirada do ar do programa de rádio da coligação “Recife Acima de Tudo” - formada pelos partidos DEM, PTB, PL E PSDB. A coligação tem Mendonça Filho (DEM) e Priscilka Krause como líderes. No programa, as ações de Mendonça no MEC são citadas, junto a declaração feita pelo prefeito Geraldo Júlio, durante audiência no MEC, em Brasília, elogiando Mendonça por ter liberado R$ 10,8 milhões para a construção de seis creches na capital do Nordeste.

A assessoria jurídica da coligação "Recife Acima de Tudo", afirma que a Justiça Eleitoral entendeu como uma representação improcedente "tendo em vista que o atual prefeito é um homem público e não houve nenhum tipo de distorção da realidade, ou seja, não ocorreu qualquer tipo de adulteração nas palavras do prefeito. Assim, trata-se de um pedido sem nenhuma consistência jurídica”.

O pedido da retirada do guia de rádio foi causada por "induzir falsos estados mentais aos eleitores", já que continha a declaração do prefeito, que reconhecia as ações do candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho. O evento que anunciou a liberação dos recursos financeiros para a construção das creches ocorreu no dia 5 de abril de 2018, no gabinete ministerial, em Brasília, e foi publicada pelo portal do MEC e exibida na TV MEC.

Nesta cerimônia, Geraldo Júlio comemorou a liberação da verba e afirmou que as creches seriam construídas nos bairros de Casa Amarela (Estrada do Arraial), Beberibe, Campo Grande, Jordão, Passarinho e Ibura de Baixo, entre outros locais mais humildes do Recife que apresentam déficits de vagas para a educação infantil. "Agradecemos ao ministro pela atenção com a nossa cidade. São centenas de crianças que agora vão ter direito a uma educação de qualidade desde muito cedo”, afirmou Geraldo na audiência. Segundo a juíza eleitoral, não houve nenhum momento que peça publicitária do guia da rádio tentou induzir falsos estados mentais aos eleitores. 
TAGS: mendonça | dem | rádio | pedido | censura |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL