Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Pesquisa

Datafolha: João Campos, 26%; Marília, 17%; Mendonça Filho, 16% e Patrícia, 10%

Publicado em: 08/10/2020 17:23 | Atualizado em: 08/10/2020 19:14

Foto: Agência Brasil/Repodução (Foto: Agência Brasil/Repodução)
Foto: Agência Brasil/Repodução (Foto: Agência Brasil/Repodução)
De acordo com a mais recente pesquisa do Datafolha, nesta quinta-feira (8), o candidato a prefeito do PSB, João Campos, lidera as intenções de voto no Recife, com 26%. Em segundo lugar, vem Marília Arraes (PT), com 17%, seguida por Mendonça Filho (DEM), com 16% e Patrícia Domingos (Podemos), com 10%. 

Os números apontam Marília Arraes e Mendonça Filho tecnicamente empatados no segundo lugar. O candidato do DEM também aparece tecnicamente empatado com Patrícia Domingos no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Esta é a última pesquisa antes do início da propaganda eleitoral gratuita, que começa nesta sexta-feira (9). 

O levantamento foi encomendado pela TV Globo, em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. O Datafolha ouviu 800 eleitores nos dias 5 e 6 de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O número de identificação no TRE-PE é PE-08999/2020. 
 
A pesquisa desenha o cenário de disputa familiar entre os primos João Campos e Marília Arraes pela prefeitura do Recife. Filho de Eduardo Campos, João conta com maior tempo de televisão no guia eleitoral e mais partidos que o apoiam (são 11, ao todo). Já Marília, neta de Miguel Arraes, apesar de enfrentar resistência dentro do diretório estadual do PT, que defendia a aliança com o PSB, conta com a "benção" do ex-presidente Lula.

Confira abaixo os números da pesquisa Datafolha:

João Campos (PSB): 26%
Marília Arraes (PT): 17%
Mendonça Filho (DEM): 16%
Delegada Patrícia (Podemos): 10%
Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB): 2%
Coronel Feitosa (PSC): 1%
Carlos (PSL): 1%
Nenhum/branco/nulo: 21%
Não sabe/não respondeu: 5%
 
Claudia Ribeiro (PSTU), Charbel (Novo), Thiago Santos (UP) e Victor Assis (PCO) tiveram menos de 1% das intenções de voto.
 
Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são mostrados ao entrevistado, João Campos aparece com 9%, seguido por Marília Arraes, com 8%, Mendonça Filho, com 5%, e a Delegada Patrícia, 3%. Nesse cenário, 47% dos eleitores não souberam responder, e 18% escolheram o voto branco ou nulo.  
 
Percentual de rejeição 
 
A pesquisa também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. Confira abaixo a rejeição dos candidatos:   

Mendonça Filho (DEM): 32%
João Campos (PSB): 30%
Coronel Feitosa (PSC): 21%
Charbel (Novo): 18%
Carlos (PSL): 17%
Victor Assis (PCO): 17%
Thiago Santos (UP): 17%
Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB): 15%
Marília Arraes (PT): 15%
Delegada Patrícia (Podemos): 13%
Claudia Ribeiro (PSTU): 12%
Não votaria em nenhum: 9%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 6% 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: segunda onda da pandemia, drones na eleição e campanha sem aglomeração
Rhaldney Santos entrevista João Paulo (PCdoB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Rhaldney Santos entrevista Dr Carlos Romeiro, ortopedista
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco