Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Eleições

Candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM) propõe congelar IPTU/Taxa de Lixo, caso eleito

Publicado em: 14/10/2020 14:41 | Atualizado em: 14/10/2020 14:53

 (Foto: Guga Matos/Divulgação)
Foto: Guga Matos/Divulgação
Nesta quarta-feira (14), o candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho, participou de uma Coletiva de Imprensa Virtual, acompanhado da deputada Priscila Krause, que teve a missão de apresentar sua nova proposta de governo, caso eleito. A conferência foi transmitida pela plataforma zoom. 

Considerando que o recifense é o maior pagador de impostos municipais por habitante do Norte e Nordeste, Mendonça destacou que caso eleito, congelará os reajustes anuais e correções do IPTU, a partir do dia primeiro de janeiro de 2021. “Tomo posse como prefeito de Recife, que o primeiro ato que vou assinar, será decretar este congelamento por dois anos”, disse o candidato. “Haverá congelamento também, vale destacar, da chamada Taxa de Lixo, que é algo que traz um grande impacto no bolso do cidadão recifense”, concluiu.

O candidato apresentou uma base de comparação do IPTU de imóvel residencial, cujo valor venal seja de 180 mil reais, com isso, Mendonça mostrou os valores de IPTU do mesmo imóvel, sendo assim, Recife apresenta o valor de 1.800 reais, Fortaleza - 1.276 reais, Salvador - 715,61 reais, Belo Horizonte – 1.260 reais e por fim, o Rio de Janeiro com valor de IPTU de 1.440 reais. “Ou seja, Recife lidera este dado, mostrando como a gestão do PSB coloca a mão no bolso do contribuinte recifense”, destaca Mendonça, considerando ser um “absurdo”, segundo ele.

Mendonça também apresentou exemplos de IPTU de imóvel comercial, onde consta que mais uma vez o recifense empreendedor é o maior pagador de impostos. Sobre a Taxa de Lixo, Mendonça apresentou outra simulação, onde um restaurante self-service com 260 m², paga cerca de 3.256,50 de imposto no Recife, enquanto em Salvador é pago 1.612 reais. O candidato também ressaltou que se por ventura, for pago serviços de coleta seletiva em Recife, o contribuinte pagará 33% a mais na Taxa de Lixo.

Priscila Krause deu destaque à mudança essencial que precisa ser feita em cima da Taxa de Lixo, para a deputada, a política do Recife em relação a resíduos sólidos é mal intencionada, “ela penaliza o cidadão que faz a reciclagem, que tem uma atitude ambientalmente correta... o papel do poder público é exatamente induzir ações que dialoguem com o futuro”, disse Priscila, “a lógica do PSB é a lógica punitiva para quem cuida da cidade”, concluiu afirmando que esta realidade será mudada. 

Na coletiva, Mendonça Filho afirmou que a sua nova proposta trará pontos positivos, destacando que, a mesma, terá a revisão da legislação tributária (CTM), que irá propor nova tabela de cálculo (IPTU e TRDS), visando promover Justiça Tributária para os contribuintes recifenses. “Nós queremos Justiça Tributária e não um município “esfolando” o já sacrificado trabalhador e empreendedor dentro da nossa cidade” segundo Mendonça.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr Carlos Romeiro, ortopedista
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco