Diario de Pernambuco
Busca

Eleições

TSE lança campanha sobre eleições

Publicado em: 05/10/2020 12:36 | Atualizado em: 05/10/2020 18:58

 (Foto: Elza Fiuza/ABr
)
Foto: Elza Fiuza/ABr

Neste ano de 2020, as Eleições Municipais serão realizadas em novembro. O primeiro turno ocorrerá dia 15 de novembro, e no dia 29 do mesmo mês, será o segundo turno. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu protocolos sanitários com o intuito de proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito. Devido a situação em que o mundo se encontra, com relação a pandemia de Covid-19, foi lançada a campanha "Vote com segurança".

Conforme informações divulgadas no site do TSE, que teve esta iniciativa de esclarecer e orientar todos os participantes do processo eleitoral sobre como ocorrerá o processo de votação do próximo mês, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, foi quem concedeu a apresentação do Plano de Segurança Sanitária para eleições de 2020, elaborado pela consultoria sanitária gratuita formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.

No canal do Youtube "Justiça Eleitoral", alguns vídeos que teve a produção do Tribunal, foram divulgados no último domingo (04), dando orientações sanitárias. O médico Roberto Kalil também gravou material para o canal, repassando informações sobre os cuidados primordiais na hora da votação. "Use a máscara o tempo todo e leve sua caneta. Na seção, limpe as mãos com álcool em gel e evite contato físico. Se estiver com febre no dia, ou tiver tido Covid nos 14 dias antes da eleição, fique em casa", disse o médico.

Roberto também trouxe destaque para os horários das eleições, que serão das sete da manhã às cinco da tarde, recomendando que o período da manhã seja ocupado pelos idosos. Os materiais do canal também ressaltam que é de extrema importância que se confirme o local de votação, e leve anotado os números dos candidatos.

O site do Tribunal Superior Eleitoral, destacou que a preocupação da Justiça Eleitoral é evitar o acontecimento de aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas mais de 401 mil seções eleitorais espalhadas pelo país. Ressaltando também, que o álcool em gel estará presente em todas as seções eleitorais para a limpeza das mãos dos eleitores antes e depois do momento da votação, e para garantir maior segurança ao eleitor, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório, mantendo distanciamento mínimo um metro de outras pessoas. Todos os mesários também receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL