Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

DINHEIRO NA CUECA

Barroso determina afastamento de senador Chico Rodrigues do mandato por 90 dias

Publicado em: 15/10/2020 16:53

 (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O ministro Luís Roberto Barros, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) seja afastado do cargo por 90 dias. O parlamentar foi flagrado com R$ 30 mil em dinheiro entre as nádegas durante busca e apreensão realizadas pela Polícia Federal em Roraima nessa quarta-feira (14). 

A determinação de Barroso ainda será enviada ao Senado, que dará palavra final sobre o afastamento do parlamentar, onde ocupava o cargo de vice-líder do governo Jair Bolsonaro. Após a má repercussão do caso, Rodrigues pediu afastamento do posto, oficializado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (15). 

Em representação à Suprema Corte, a Polícia Federal chegou a pedir, além do afastamento do Senado, chegou a pedir a prisão preventiva do parlamentar.  A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela prisão domiciliar com monitoramento eletrônico e a proibição de que Rodrigues se comunique com outros investigados.

Barroso rejeitou os dois pedidos de prisão, determinando apenas o afastamento de Rodrigues do seu mandato de senador e a proibição de comunicação entre ele e os demais investigados na operação. Batizada de Desvi-19, a ação conjunta da PGR com a PF buscou desmantelar um esquema milionário de desvio de recursos públicos que deveriam ter ido para o combate ao novo coronavírus.

Ao decidir pelo afastamento, o ministro Barroso aponta a "gravidade concreta" do caso e diz que Rodrigues deve ser impedido de utilizar o cargo para atrapalhar as investigações.

"A gravidade concreta dos delitos investigados também indica a necessidade de garantia da ordem pública: o Senador estaria se valendo de sua função parlamentar para desviar dinheiro destinado ao enfrentamento da maior pandemia dos últimos 100 anos, num momento de severa escassez de recursos públicos e em que o país já conta com mais de 150 mil mortos em decorrência da doença", afirma Barroso.

"Pelas razões expostas, decreto o afastamento do Senador Francisco de Assis Rodrigues ('Chico Rodrigues') de seu mandato eletivo pelo prazo de 90 dias, com possibilidade de renovação, se necessária, bem como a proibição de contato com os demais investigados até a finalização do inquérito", diz o documento.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco