Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Disputa municipal

Professora Verônica Santana escolhida para vice de Jorge Alexandre, candidato a prefeito de Camaragibe

Publicado em: 29/09/2020 20:05 | Atualizado em: 29/09/2020 20:16

 (A escolha de Verônica Santana promete esquentar a campanha pela prefeitura de Camaragibe. Foto: Divulgação)
A escolha de Verônica Santana promete esquentar a campanha pela prefeitura de Camaragibe. Foto: Divulgação
Com a escolha da professora Verônica Santana (Patriota), nesta segunda-feira (28), para a vice na chapa do ex-prefeito da cidade e candidato Jorge Alexandre (Solidariedade), a disputa pela prefeitura de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, esquentou no município. Prometendo um olhar “especial sobre as mulheres”, a composição fortalece a chapa na disputa pelo voto feminino, que corresponde a  54% (62.108) do total de eleitores do município, que tem 114.394 votantes.

A coligação “O futuro em boas mãos” conta ainda com o PSDB, PMB e DEM. Do outro lado da disputa pela prefeitura da cidade, como  adversária, está a atual prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (PR), que busca a reeleição.   
 
Com uma trajetória consolidada em uma atuação na luta pelos direitos das mulheres, Verônica Santana, 61 anos, começou a ensinar aos 14 anos e tem uma vida dedicada à Educação. A luta política foi feita ao lado marido, o médico Paulo Santana, que governou Camaragibe por duas gestões, de 1997 a 2004 e tornou o município referência em saúde pública em Pernambuco e no Brasil. Vale lembrar que na gestão dele Camaragibe foi reconhecida como Melhor Saúde do Brasil em 1999. 
 
“Vamos dar voz, vez e escuta às mulheres de Camaragibe. Milha luta é a luta da mulher que cuida e que também sabe se cuidar. É da mulher que se faz presente todo dia, na luta, como heroínas anônimas. Vamos escutar e transformar essa escuta em ações. Vamos cuidar das crianças e das adolescentes, com escolas de qualidade”, diz Verônica Santana. Ela defende o desenvolvimento de práticas interativas, em diversos setores, como instrumentos de políticas voltadas às mulheres.
 
“Verônica Santana é uma referência quando se fala em educação e na luta das mulheres”, disse Jorge Alexandre ao justificar a escolha da sua pré-candidata a vice. Eleito em 2012, Jorge Alexandre governou  Camaragibe de 2013 a 2016 e deixou a marca de bom administrador. Sua principal bandeira é a geração de emprego e renda. 
 
Perfil
 
Verônica Santana é filha de operários da Fabrica da Torre, mãe de três filhos e avó de três netos. Formada em Magistério no Colégio Guararapes, em Pedagogia pela UFPE, e especialista em Educação Popular pela UFPB. Verônica Santana atuou nas redes municipal e estadual de educação. Em Camaragibe foi professora nas escolas estaduais Samuel Mac Dowell, Santa Apolônia, Escola Vale das Pedreiras e Escola Torquato de Castro. Também foi professora na Escola Internacional de Aldeia.
 
De 1993 a 2004, exerceu várias funções na Prefeitura de Camaragibe, como a de secretária de Educação de 1997 a 1998, na gestão do então prefeito Paulo Santana. Este ano publicou dois capítulos no livro “Caminhando pelas Salas Ambientes na Educação Infantil”, pela Editora IMEPH, parceria entre a UFPE e Prefeitura do Recife. Atualmente, exerce atividades como Terapeuta Holística e instrutora em Ioga e Reik em Aldeia e na UFPE (Voluntaria). 
Veja outras informações do candidato Jorge Alexandre no Instagram (@jorgealexandre.ja) e facebook (@jorge.alexandre)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco