Diario de Pernambuco
Busca

Eleições

João Campos lança campanha contra fake news

Publicado em: 25/09/2020 18:23 | Atualizado em: 25/09/2020 18:33

 (A iniciativa tem a finalidade de sensibilizar a população sobre a importância de verificar a veracidade da informação. Foto: Divulgação)
A iniciativa tem a finalidade de sensibilizar a população sobre a importância de verificar a veracidade da informação. Foto: Divulgação
"Recife não tá para fake". Esse é o nome da campanha lançada, nesta sexta-feira (25), pelo candidato a prefeito da Frente Popular do Recife, deputado federal João Campos (PSB). A ideia da ação, voltada para o combate às fake news, é sensibilizar as pessoas sobre a importância da verificação da veracidade das informações compartilhadas, em diferentes mídias, também durante o período eleitoral.
 
De acordo com a assessoria do candidato, a iniciativa, que está sendo veiculada nas redes sociais do candidato, se soma a outros movimentos, todos dedicados a contribuir para a criação de uma corrente positiva, contra a disseminação de fake news. 
 
“Se você compartilha informação falsa, você está sendo manipulado, porque essa informação foi criada por alguém, planejada por alguém. Então, ao repassar uma informação falsa você está fazendo o jogo de alguém que foi covarde. Isso a gente não pode tolerar. E isso não é só na política. Isso é na vida! O Recife não está pra fake”, ressaltou João Campos, no vídeo que convida o recifense a se integrar à ação. 
 
Ele destacou, ainda, que é o momento da população recifense se posicionar, enfrentar essa prática que tem crescido no país inteiro, fazendo diferente. “A gente tem uma excelente oportunidade, na eleição, de mostrar que não compactua com a promoção de inverdades”, frisou o prefeiturável.
 
João Campos também destacou que o combate às fake news deve ser uma bandeira política e cidadã, mas apartidária, reunindo todos os envolvidos no processo eleitoral da cidade. “Vale destacar que a Justiça Eleitoral está atuando fortemente no combate às notícias falsas intencionalmente espalhadas, inclusive com punição para aqueles que compartilham, não somente com quem cria as fakes”, frisou. 
 
Para contribuir com o enfrentamento à disseminação das informações falsas, a ação “Recife não tá pra fake” disponibiliza um número de Whatsapp, para o envio de denúncias sobre disseminadores de informações inverídicas. O contato é o (81) 9 9164.1000. No link abaixo, confira o vídeo gravado pelo candidato e deputado federal João Campos:
https://youtu.be/Iy1VtWs0q4Q
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL