Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PRESIDENTE

De surpresa, Bolsonaro vai ao STF e se despede do presidente da Corte, Dias Toffoli

Publicado em: 09/09/2020 17:44

 (FOTO: DIVULGAÇÃO/CNJ)
FOTO: DIVULGAÇÃO/CNJ
O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (9) para fazer uma visita surpresa ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

O ministro deixará o comando da corte nesta quinta-feira (10), após dois anos de mandato. Assume o ministro Luiz Fux.

Ainda hoje, Toffoli recebeu a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Congresso Nacional, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento brasileiro, que foi entregue durante sessão da Câmara dos Deputados.

A chegada do presidente Bolsonaro ao plenário foi percebida pelo ministro Alexandre de Moraes, que interrompeu brevemente sua fala para informar que o chefe do Executivo estava na plateia. Moraes faz discurso de despedida de Toffoli na presidência do Supremo e ressalta a independência dos Três Poderes e ameaças contra a Corte e seus integrantes.

Em seu discurso, após a chegada de Bolsonaro, Moraes destacou que a Corte e seus integrantes foram ameaças, mas disse que Toffoli soube agir rapidamente para debelar qualquer investida. "Sabemos quanto o STF foi ameaçado, quanto os ministros foram ameaçados, quanto familiares de ministros foram ameaçados. Mas nós tínhamos o instrumento na mão, e esse instrumento que permitiu, dentro das regras da Constituição Federal, do Estado de direito e da democracia, a reação rápida, instrumento só possível graças à coragem de vossa excelência. Não existe Estado democrático sem poder Judiciário independente e não existe Poder Judiciário independente se os seus juízes não tiverem a garantia física de moral de poderem atuar segundo a Constituição, a legislação e a sua consciência", disse Moraes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Detran-PE realiza ações na Semana Nacional do Trânsito
De 1 a 5: Cuidados na saúde ocular das crianças
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #159 - Lesmas, Minhocas e Planárias
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco