Diario de Pernambuco
Busca

MEIO AMBIENTE

Túlio Gadêlha assina manifesto climático de jovens pelo clima

Publicado em: 02/08/2020 11:16

A ação é uma iniciativa dos coletivos Youth Climate Leaders (YCL) e O Futuro que Queremos (Foto: Divulgação)
A ação é uma iniciativa dos coletivos Youth Climate Leaders (YCL) e O Futuro que Queremos (Foto: Divulgação)
O deputado federal Túlio Gadêlha assinou, neste sábado (1), o manifesto climático suprapartidário elaborado coletivamente por jovens lideranças e especialistas engajados mundialmente na pauta do clima. Trata-se do primeiro pré candidato à prefeitura do Recife a se comprometer com esta causa, que é uma iniciativa dos coletivos Youth Climate Leaders (YCL) e O Futuro que Queremos. O documento pode ser assinado por pré-candidatos, organizações e cidadãos. 

De acordo com estudo da Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) Recife é a 16ª cidade mais vulnerável à mudanças climáticas no mundo. Motivo pelo qual o pré candidato a prefeito considera imprescindível levar em consideração as propostas do manifesto desenvolvido por especialistas de várias partes do mundo. "Costumam dizer que a nossa cidade não é planejada, mas eu discordo. Recife é planejado. A questão é: para quem?", pontua Gadêlha. "Diante da insustentabilidade do modelo de cidade que temos, que se destaca por ser a capital da desigualdade social no Brasil e sequer ter um plano de mobilidade aprovado, precisamos sair da zona de conforto e repensar o modelo de cidade que queremos", completa.

O Youth Climate Leaders, coautor do manifesto, é uma organização criada para treinar e conectar jovens com oportunidades profissionais na área de clima. "Os idealizadores do Manifesto, inclusive, se conheceram no nosso curso sobre liderança climática para o século XXI. Desde o início, apoiamos o projeto porque acreditamos que a carreira política é uma das formas mais impactantes de enfrentar a crise climática", comenta a fundadora e CEO da YCL, Cassia Moraes. “O Manifesto (Jovens Políticos pelo Clima) surgiu pela ausência de conexão entre a pauta climática com a política”, avalia a Co-Fundadora do YCL e do Manifesto, Flávia Bellaguarda. Para ela, vivemos atualmente a maioria crise do século: a crise climática. “É muito difícil pensar na construção de uma sociedade melhor e mais resiliente sem levarmos em consideração esse fator”, ressalta.

Ao assinar o manifesto, o pré candidato pedetista compromete-se em incluir as propostas do documento em seu plano de governo, a exemplo de política de compostagem, educação alimentar, mobilidade urbana sustentável e acessível, agricultura urbana, conservação de ecossistemas e bioeconomia, saneamento básico e reaproveitamento de resíduos são algumas das pautas englobadas pelo projeto político. No momento, a presidente da Juventude do PDT em Caruaru, Joana Grego; o presidente da Juventude do PDT de Maceió, Thiago Toledo; e a ativista ambiental Bruna Albuquerque também expressaram apoio público à causa.

O manifesto pode ser acessado pelo site: https://www.jovenspoliticospeloclima.com.br
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL