Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

DECLARAÇÃO

Mourão diz que governo discute retirada de garimpeiros de terras indígenas

Publicado em: 15/07/2020 13:31

 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou nesta quarta-feira (15) que o governo está estudando e debatendo como realizar uma operação contra garimpeiros em terras indígenas em Roraima, região norte do país. Mourão afirmou que a atividade ilegal na terra indígena de povos Yanomamis é recorrente e vem sendo explorada há 30 anos, por vezes aumentando ou diminuindo as ações. 

“Existe uma determinação da Justiça solicitando que se apresente um planejamento para a retirada desses garimpeiros, que não é um processo simples. O meu dileto instrutor, general (Augusto) Heleno (ministro do Gabinete de Segurança Institucional - GSI), fez uma observação muito clara: tirar garimpeiros de lá não é a mesma coisa que tirar camelô da Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro. É uma operação complexa. Então, isso está sendo estudado e debatido, aguardando as decisões finais”, afirmou.

De acordo com o vice-presidente, esta exploração “faz parte até da vida econômica da região daquele estado”, e aumenta de acordo com o preço do ouro, que subiu neste ano. Além disso, Mourão remete também o aumento à situação da pandemia do novo coronavírus, com redução de atividades econômicas e desemprego que “leva muita gente a buscar uma forma de ganhar a vida e poder sustentar a sua família”. 

“Estou colocando isso aqui como as condicionantes que levam a que grupos de garimpeiros adentrem a terra indígena yanomami, notadamente dentro do eixo dos rios Mucajaí e Uraricoera, onde estão estabelecidos esses garimpos”, afirmou. As informações foram repassadas pelo vice-presidente em entrevista coletiva após segunda reunião do Conselho da Amazônia Legal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
De 1 a 5: entenda as diferenças entre os tipos de exames para a Covid-19
Bolsonaro convida Temer para missão no Líbano
Rhaldney Santos entrevista o pré-candidato à prefeitura de Jaboatão Adelson Veras
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco