Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2020

PT do Recife encaminha decisão contra candidatura de Marília Arraes

Publicado em: 28/06/2020 17:22 | Atualizado em: 28/06/2020 17:45

 (Foto: Marlon Diego/Arquivo DP)
Foto: Marlon Diego/Arquivo DP

O Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) do Recife decidiu, por unanimidade, em reunião remota neste domingo (28), endossar a manutenção da aliança político eleitoral do PT com os demais partidos da Frente Popular do Recife. A resolução aprovada é contra a tática de lançar a deputada federal Marília Arraes como cadidata da legenda para as eleições municipais do Recife. O documento solicita que o Diretório Nacional do PT reconsidere sua posição de lançamento de candidatura própria no Recife, anunciada em março deste ano, e deixe a cargo da gestão local as demais resoluções pertinentes à participação do PT no pleito eleitoral 2020.

A posição foi tomada considerando as teses apresentadas que aprovam a aliança com a Frente Popular do Recife e que sete defensores da candidatura de Marília Arraes, no universo de 44 delegados, não participaram da segunda parte do encontro iniciado no sábado (27). De acordo com presidente do Diretório Municipal, Cirilo Mota, a decisão foi construída com muito debate com cada força política que compõe o partido atualmente e vem sendo negociada com o Diretório Nacional do PT. 

"O debate já vem acontecendo dentro do partido e com aliados desde janeiro e não se encerra hoje. Ele aponta qual a tática o PT deve seguir. Agora encaminhamos a resolução para abrir o diálogo com o Diretório Nacional na expectativa que seja respeitada a decisão do PT do Recife", afirma. "É muito estranho construir uma candidatura própria sem querer participar, sem dialogar com o partido local. A postura é no mínimo estranha", completa.

Para ele, a posição do diretório dialoga com a postura de construir uma unidade dentro do campo da esquerda pautada pelo Diretório Nacional para derrotar o fascismo. “O resultado da votação expressa a unidade a favor do projeto da esquerda que é acabar com a direita do fascismo, para contribuir com o fora Bolsonaro, fora fascismo”. 

Procurada, a assessoria da pré-candidata Marília Arraes afirma que a decisão tomada pelo Diretório Municipal deve ser respeitada, mas prefere não comentar sobre o assunto.

Em março deste ano, o Diretório Nacional do partido decidiu por Marília Arraes como candidata da legenda em Pernambuco, em determinação estendida a todas as capitais do Nordeste. No período, já havia no estado, uma corrente que diverge da candidatura própria, e prefere apoiar a candidatura do PSB na capital pernambucana.

Confira a resolução da reunião deste domingo (28):

O Encontro Municipal do PT, reunido através de forma remota, em 28 de Junho de 2020, para discutir sobre tática eleitoral para as eleições municipais do Recife em 2020 considerou que :

1 - A partir do debate das teses apresentadas de candidatura própria do PT e da aliança com os partidos que compõem a Frente Popular de Pernambuco, ocorrido na primeira parte do encontro na noite do dia 27 de Junho de 2020;

2 - Das ausências, na segunda parte do encontro, ocorrido, hoje, 28 de junho, dos sete delegados e delegadas que defendem a tática eleitoral da candidatura própria e da pré-candidata Marília Arraes;

3 - E dos argumentos da tese aprovada - anexo - da aliança com Frente Popular do Recife;

Resolve:

1 - Por 100 % dos delegados e delegadas presentes ao encontro e 84% do universo com direito a voto, endossar a tese da manutenção da aliança político eleitoral do PT com os demais partidos da frente popular do Recife, aprovada por 37 delegados e delegadas em contraposição à tese da candidatura própria que não recebeu qualquer voto (zero) em universo de 44 delegados e delegadas;

2 - Recorrer ao Diretório Nacional do PT, solicitando que reconsidere sua posição de lançamento de candidatura própria no Recife e adote a posição de ampla maioria dos delegados e delegadas presentes ao encontro municipal;

3 - Delegar ao diretório municipal do Recife as demais resoluções pertinentes a participação do PT o processo eleitoral das eleições municipais do Recife em 2020.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL