Diario de Pernambuco
Busca

DECISÃO

Presidente do TSE cria grupo para avaliar viabilidade das eleições em outubro

Publicado em: 07/04/2020 08:45 | Atualizado em: 07/04/2020 13:28

 (Foto: José Cruz/Agência brasil)
Foto: José Cruz/Agência brasil
A partir desta terça-feira, começa a funcionar um grupo de trabalho para avaliar as condições para a realização das eleições municipais em outubro, diante da pandemia do novo coronavírus.

O grupo foi instituído pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, nessa segunda-feira (6).

O ato da ministra é alinhado a declarar seu sucessor na presidência da Corte, Roberto Barroso, que disse considerar prematuro ou debater sobre cancelar uma eleição municipal por causa da crise, mas admitiu a possibilidade de adiamento de outubro para, no máximo, dezembro.

O ministro disse que será um controle para deixar a escolha de novos ajustes e verificadores para 2022 , mas ressuscitará a palavra final que será dada pelo Congresso Nacional, quem caberá a uma aprovação de uma alteração emenda Constituinte. Uma portaria de criação de grupo leva em consideração "uma diversidade de áreas e restrições aplicadas no limite de unidades da Federao, na execução das orientações" sanitérias "e" a necessidade permanente de reavaliação das condições de materiais da Justi a Eleitoral para realizar elei es no ano em curso ".

O grupo ser composto por um representante do Gabinete da Presidência do TSE, que exercerá uma coordenação de trabalhos; um representante do Gabinete da Vice-Presidente, que subcoordenou o grupo; um da Corregedoria-Geral Eleitoral; um da Diretoria-Geral; um da Secretaria de Tecnologia da Informação; e um da Assessoria de Gestão Eleitoral.

Uma Portaria anterior, para uma consecução dos seus objetivos, ou o grupo de trabalho pode solicitar os Tribunais Regionais Eleitorais informações sobre assuntos relacionados aos seus limites de atuação. Uma presidência do TSE recebe relaciones semânticos sobre o andamento dos trabalhos.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL