Diario de Pernambuco
Busca

AÇÕES

Ministro da Defesa faz balanço da pasta em cerimônia dos 300 dias do Governo

Publicado em: 05/11/2019 21:41 | Atualizado em: 05/11/2019 23:03

Sobre o óleo no Nordeste, o Ministro disse que "o governo respondeu prontamente. Ao lado do Ministério do Meio Ambiente, nossas Forças Armadas se fazem presentes, em parceria com as agências federais, estaduais, municipais e privadas". (Foto: Alexandre Manfrim)
Sobre o óleo no Nordeste, o Ministro disse que "o governo respondeu prontamente. Ao lado do Ministério do Meio Ambiente, nossas Forças Armadas se fazem presentes, em parceria com as agências federais, estaduais, municipais e privadas". (Foto: Alexandre Manfrim)
Nesta terça-feira (5), em comemoração aos 300 dias do Governo, o Ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo e Silva, discursou sobre os fatos acontecidos no Brasil nos últimos meses e o trabalho da pasta no compromisso com o país.

O ministro deu início ao discurso falando sobre os incêndios na Amazônia e a atuação das Forças Armadas. Ele apontou que graças ao esforço integrado do governo federal, estados e municípios, os números de focos de calor abaixo da média diminuíram em setembro e outubro. "Quem cuida da Amazônia brasileira, a serviço da humanidade e de si mesmo, é o Brasil", declarou.

Azevedo relembrou que durante a Operação Verde Brasil surgiram as manchas de óleo nas praias do Nordeste, citado por ele como "um acontecimento sem precedentes, tanto pela magnitude, como pela extensão". O ministro ressaltou o trabalho feito em parceria com o Ministério do Meio Ambiente para realizar controle dos danos, limpar as praias atingidas e buscar identificar os responsáveis.

"O governo respondeu prontamente. Ao lado do Ministério do Meio Ambiente, nossas Forças Armadas se fazem presentes, em parceria com as agências federais, estaduais, municipais e privadas", disse Azevedo e Silva.

Sobre o Projeto de Lei 1645, que trata da reestruturação da carreira militar, ele afirmou que "valoriza a meritocracia, a experiência e a retenção de talentos, requisitos fundamentais para permitir que o Brasil tenha Forças Armadas modernas, compatíveis com a estatura geopolítica do País".

O Ministro também falou dos projetos de desenvolvimento social desenvolvidos pelas Forças Armadas em parceria com os Ministérios de Cidadania, Educação e da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, tais como o Programa Soldado Cidadão, o Projeto Rondom, Programa Forças no Esporte (PROFESP), o Projeto João do Pulo (PJP) e o Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), que visam alcançar cerca de 40 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

No evento, Azevedo e Silva ainda recebeu os atletas militares do Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas (PAAR), após voltarem dos 7º Jogos Mundiais Militares na China com 88 medalhes e o 3º lugar geral da competição, que contou com 109 países; e frisou apoio por meio do Programa de Atletas de Alto Rendimento para contribuir para o esporte nacional, visando as Olimpíadas de Tóquio em 2020.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL