Diario de Pernambuco
Busca

TERESINA

Governadores do Nordeste se reúnem para discutir áreas de atuação do consórcio

Publicado em: 21/08/2019 16:02 | Atualizado em: 21/08/2019 17:32

Foto: Roberta Aline/Gov.SE
A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e outros governadores e vices do Nordeste participam, na tarde desta quarta-feira (21), em Teresina (PI), da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O evento começou às 14h na capital piauiense. O objetivo é estabelecer uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região.

Estão presentes na reunião, além de Luciana Santos, os governadores Rui Costa (PT/BA), Belivaldo Chagas (PSD/SE), João Azevêdo (PSB/PB), Fátima Bezerra (PT/RN), Camilo Santana (PT/CE), Wellington Dias (PT/PI) e Flávio Dino (PCdoB/MA). Os vices de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB), e do Piauí, Regina Sousa (PT/PI), também participam. O governador Paulo Câmara não foi à Teresina porque participa do programa Todos por Pernambuco, no Sertão do Estado.

No encontro, serão debatidas pautas sobre educação e a mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste; missão especial com União Europeia; criação de um escritório do Consórcio na China para negócios e atração de investimentos para a região, além do desenvolvimento do turismo e ações de preservação ambiental.

De acordo com o governador Wellington Dias (PT), anfitrião do encontro, também será debatida a criação de uma rede de inteligência para combater o tráfico de armas no nordeste. “A expectativa é que o trabalho em conjunto possa reduzir os índices de violência. Essa integração é uma forma de aumentar a eficácia dos nossos serviços de segurança e inteligência”, explicou o gestor.

O Consórcio Nordeste foi criado em abril de 2019, a partir de assinatura de protocolo de intenções entre os nove estados que compõem a região, para a atuação em nove áreas prioritárias: desenvolvimento econômico; infraestrutura; meio ambiente; articulação política, jurídica e institucional; desenvolvimento social; ciência, tecnologia e inovação; segurança pública; desenvolvimento da gestão; comunicação pública e estatal.

Os gestores presentes devem divulgar por volta das 19h uma carta com diretrizes do Consórcio e demandas em relação ao Governo Federal.
 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL