Diario de Pernambuco
Busca

Ministro

Oposição vai esperar decisão do Supremo para avaliar CPI sobre Moro

Por: FolhaPress

Publicado em: 19/06/2019 22:04

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )
A oposição no Senado vai esperar um posicionamento do STF (Supremo Tribunal Federal), previsto para a próxima terça-feira (25), sobre a atuação de Sergio Moro à frente dos processos da Lava Jato para avaliar o pedido de instalação de uma CPI para investigar o hoje ministro da Justiça de Jair Bolsonaro.

As conversas divulgadas pelo site The Intercept Brasil fizeram a Segunda Turma do Supremo desengavetar um pedido dos advogados pela anulação do processo do tríplex em Guarujá (SP), que levou o petista à prisão. A solicitação da defesa foi feita sob o argumento de que Moro não foi imparcial na análise do caso.

A proposta de instalação da comissão de inquérito também foi tratada durante o depoimento de Moro no Senado. Cid Gomes (PDT-CE) defendeu que o Congresso instale apuração sobre o ex-juiz.

"Instalemos uma comissão parlamentar de inquérito que, de forma isenta e imparcial, se proponha e, de fato, faça o aprofundamento nas duas grandes questões que são objeto dessa celeuma que já se apelidou aí de Vaza Jato", disse o senador na sessão. Cid defendeu também uma investigação sobre o autor dos vazamentos e a segurança das comunicações no país.

Parlamentares de oposição avaliam que, até agora, não há elementos suficientes para bancar um pedido de CPI. A avaliação é que a audiência de Moro apenas serviu de palanque à tese do ministro. O grupo reconhece que a bancada que apoia Moro e a Lava Jato tem, hoje, força suficiente para blindar o ex-juiz. O longo depoimento desta quarta, dizem, foi um importante indicativo de que qualquer empreitada contra o ministro pode ser frustrada.

Senadores que estão à frente das articulações disseram à Folha, reservadamente, esperar que os ministros do Supremo deem, ao menos, um duro recado ao ministro. Eles também querem ouvir o que o procurador Deltan Dallagnol dirá ao Senado.

No STF, a Segunda Turma está dividida, e o decano da corte, Celso de Mello, deve ser o voto decisivo no caso.

PERGUNTAS AINDA SEM RESPOSTA

1 - Moro é o autor das mensagens?
Ele questionou algumas vezes a autenticidade delas, mas não as negou, chegando a admitir que pode ter escrito uma parte delas

2 - Ele autorizaria Telegram a liberar os arquivos?
Moro não respondeu diretamente. Disse apenas que elas não existem mais, pois ele deixou de usar o aplicativo em 2017

3 - Moro pediria ao Deltan Dallagnol para entregar seu celular para perícia?
O ministro não respondeu sobre a possibilidade. A PF é subordinada à Justiça, pasta de Moro

4 - Como a PF vai confirmar a autenticidade das mensagens?
Moro não explicou como o órgão poderá mapear se as conversas são reais ou se houve alguma modificação

5 - Que prova ele tem de ter sido vítima de hacker?
Moro diz ser alvo de um grupo criminoso, mas que a investigação da PF é sigilosa. O Intercept diz que a fonte das mensagens é anônima
TAGS: supremo | oposicao, | cpi, | moro, |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL