Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2018

Pela inclusão e acessibilidade para os surdos

Em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos, a candidata Dani Portela, fez uma caminhada no centro do Recife, ontem, com pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva

Publicado em: 27/09/2018 08:33

Candidata do PSol aprendeu a linguagem de libras. Foto: 	PSol/divulgação
Em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos, a candidata do PSol ao governo do estado, Dani Portela, fez uma caminhada no centro do Recife, ontem, com o apoio de pessoas que cuidam, são amigas, ou possuem algum tipo de deficiência auditiva. Cerca de 500 pessoas participaram do evento, segundo a organização. Ela acredita ser a candidata que mais representa aqueles que possuem deficiência e faz cobranças ao governo em relação à acessibilidade, incluindo, nesse caso, o direito universal de comunicação. Segundo ela, dos 25% que têm algum tipo de deficiência em Pernambuco, 7% não ouvem, mas as políticas de inclusão para esse público são raras. “Esses dois palanques imensos não abrem uma janela de libras em seus programas eleitorais para os surdos. O PSol, que é muito menor, tem uma janela de libras”, declarou. 

A candidata propôs a acessibilidade para pessoas surdas nas delegacias e hospitais. Frisou que, se uma pessoa com esse tipo de deficiência chega para prestar uma queixa por algum tipo de agressão, não tem quem a entenda numa delegacia. O mesmo acontece nos hospitais. Dani ressaltou, inclusive, que foi a única candidata que gravou um vídeo em libras, sem legenda, que viralizou.

Dani lembrou que, no debate entre os candidatos ao governo realizado na última terça-feira, Paulo defendeu a inclusão, mas ela frisou que as políticas públicas na área são escassas. Ela disse que, entre as demandas apresentadas, estão a criação de uma secretaria para pessoas com deficiência e a ampliação da escola bilíngue (com libras) .
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL