Diario de Pernambuco
Busca

Escola da Fundaj lança projeto para formar jovens líderes

Proposta é fomentar na juventude a vontade de resolver desafios públicos. A iniciativa vai selecionar 20 alunos para uma imersão de 3 dias, com profissionais de excelência em diversas áreas, oportunizando o acesso a ferramentas inovadoras que podem auxiliá-los a mudar a realidade de sua comunidade. Inscrições serão até o dia 20

Publicado em: 16/06/2018 06:00

Equipe que organizou o projeto está animada e espera a adesão de jovens com responsabilidade cívica, proatividade e espírito inovador. Foto: Fundaj/Divulgação

 

A Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC) lançou o Projeto Jovens Líderes, direcionado para estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Buscando fomentar na juventude a vontade de resolver desafios públicos, a iniciativa vai selecionar 20 alunos para uma imersão de 3 dias, na sede da EIPP, com profissionais de excelência em diversas áreas, oportunizando o acesso a ferramentas inovadoras que podem auxiliá-los a mudar a realidade de sua comunidade.

Faça a inscrição neste link

Entre as atividades programadas estão workshops sobre comunicação e liderança, bate-papo com líderes e empreendedores, além de cursos sobre políticas públicas e funcionamento do Estado. Durante o projeto, que vai de 11 a 13 de julho, os estudantes vão aprender sobre tecnologias, como inteligência artificial, e analisar o uso das redes sociais como instrumento de mobilização social. Eles também irão visitar a Assembleia Legislativa de Pernambuco, simulando debates que construam impacto social.

Com proposta inovadora e foco nas necessidades dos jovens brasileiros, o Projeto Jovens Líderes foi idealizado por universitários de Ciência Política que estagiam na EIPP. Como explica o diretor em exercício da Escola, Vinicius Werneck, o objetivo é apoiar o protagonismo de ambos os grupos de estudantes, desenvolvendo aptidões como liderança e capacidade de gestão.

“Receber estagiários é uma responsabilidade que a EIPP e a Fundaj assumem com os alunos e suas formações. Dessa forma, criamos um Programa de Estágio que, entre outras coisas, garante um crescimento e uma maturidade a esses estudantes. Uma das iniciativas é um programa piloto que permite que os estagiários e as estagiárias concebam e executem um projeto, com mentoria e acompanhamento nosso, com temática de interesse da EIPP. O projeto Jovens Líderes, fruto dessa iniciativa, é inspirador e, certamente, mudará a vida de diversos estudantes pernambucanos.”.

Estagiária da Escola de Inovação e Políticas Públicas, Victoria Sonnenberg destaca como o programa pretende apoiar os alunos da rede pública. “A imersão vai proporcionar aos jovens selecionados uma experiência singular na sua construção profissional, oferecendo o contato com profissionais renomados do setor público e privado, além de aulas demonstrativas de ferramentas tecnológicas para resolver problemas do dia a dia. Nosso objetivo é munir esse jovem com o conhecimento necessário para que ele se torne um profissional competente, com olhar crítico e espírito de mudança”, disse.

Para se inscrever, os jovens interessados deverão gravar um vídeo, de até um minuto, respondendo as seguintes perguntas: “Quais os principais problemas você considera que os jovens como você enfrenta em seu bairro ou cidade?” e “Como você faria para resolvê-los?”. Além disso, devem preencher o formulário de inscrição e anexar o vídeo ao final. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho. Os nomes dos 20 jovens líderes selecionados será divulgado no dia 28 de junho, no site da Escola de Inovação e Políticas Públicas.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas na Carta aos Jovens Líderes, que contém os objetivos do programa, os detalhes do processo seletivo e o cronograma dos três dias de imersão.

Contato para entrevista: Vinicius Werneck (32) 99109-5664 ou (81) 3073-6706

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL