Diario de Pernambuco
Busca

Luto

Morre aos 84 anos o desembargador Nildo Nery, fundador da Associação Criança Cidadã

O velório e sepultamento serão realizados no Cemitério Morada da Paz, em Paulista

Publicado em: 03/01/2018 15:42 | Atualizado em: 03/01/2018 20:20

O desembargador foi presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco no ano de 2000. Foto: Nando Chiappetta/DP

Morre aos 84 anos o desembargador e fundador da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), Nildo Nery dos Santos, na manhã desta quarta-feira, no Recife. Nildo estava internado no Real Hospital Português desde o início do mês de setembro. Ele apresentada quadro de debilidade dos órgãos devido a idade avançada. O velório começou a partir das 17h desta quarta-feira e o sepultamento será realizado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, às 10h30, depois da Missa de Corpo Presente e da apresentação de um concerto. 

Nildo Nery fundou a Associação em 26 de agosto de 2003 e permaneceu na presidência da instituição até 17 de julho do ano passado. Nascido em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, ele formou-se em Direito na Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na carreira, foi juiz de Direito da Comarca de Condado, Quipapá, Garanhuns e da 2ª Vara do Júri do Recife, juiz corregedor das Comarcas de 2ª Entrância, desembargador-presidente da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco; desembargador-presidente da Seção Criminal; vice-presidente do Tribunal de Justiça e presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (2000-2001). 

"Eu acredito que existem as pessoas comuns e as diferenciais e, com certeza, ele foi diferenciado. Foi uma pessoa muito humana, que tem uma preocupação muito grande com o ser humano, um ícone exemplar para magistratura pernambucana, além de ter sido um exemplo como pai, amigo, em todas as atividades que exerceu na vida. Ele foi uma pessoa que produziu luz e a Associação Beneficente Criança Cidadã deve muito a ele, por oferecer tantas oportunidades", comentou o juiz João Targino, idealizador e coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã.

Veja alguns votos de pesar
"Quero prestar a minha homenagem ao desembargador Nildo Nery, que, além da profícua carreira como homem do Direito, nos deixou o legado da Orquestra Criança Cidadã, uma iniciativa reconhecida dentro e fora do Brasil, que tanto orgulho dá a todos os  pernambucanos. Meus sentimentos e a minha solidariedade à sua família e aos seus amigos".
Governador Paulo Câmara (PSB)
 
"Foi com grande pesar que recebemos a notícia da morte do desembargador Nildo Nery. Uma referência no campo do Direito, sempre atuou pautado pela ética e respeito às leis. No entanto, sua contribuição foi muito além do mundo jurídico, com a criação da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), um trabalho social belíssimo e extremamente importante para Pernambuco. Aos familiares e amigos íntimos, deixamos nossos mais sinceros sentimentos"
Senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB)

"Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do desembargador Nildo Nery.  Além da trajetória exitosa como magistrado, Nildo Nery deixa como legado para o Recife a Associação Beneficente Criança Cidadã, que fundou em 2003 e presidiu até o ano passado. A Orquestra Criança Cidadã é um exemplo de amor ao próximo, solidariedade e transformação de vidas do Recife, para o Brasil e para o Mundo. Quero me solidarizar com toda a família, amigos e os colaboradores da Associação, neste momento de dor."
Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL