Campanha Oposição convida governo do estado para audiência pública na Mata Sul Segundo o líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), a audiência pública foi pedida pelo Movimento SOS Barragens, que existe há cerca de seis meses

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/12/2017 06:00 Atualizado em: 30/11/2017 21:42

 

Depois de fazer um giro por obras estaduais atrasadas, em municípios da Mata Sul de Pernambuco, os mais atingidos pelas enchentes deste ano e de 2010, a bancada de oposição estadual decidiu ir para o embate, na tentativa de pressionar o governo Paulo Câmara (PSB). Os oposicionistas vão convidar representantes do governo do estado para participar de uma audiência pública no município de Palmares, antes do recesso Legislativo, em data ainda não determinada, para discutir os problemas da região. A decisão foi comunicada ontem à noite, enquanto o grupo realizava mais um seminário Pernambuco de Verdade, em Maraial.

Segundo o líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), a audiência pública foi pedida pelo Movimento SOS Barragens, que existe há cerca de seis meses. Os deputados ainda visitaram as obras dos conjuntos habitacionais São Salvador I e São Salvador II, que estão em terraplenagem e foram prometidos em 2010; a UPAE de Palmares, que "está abandonada", e a escola municipal Fábio Corrêa. Segundo explicou o prefeito Marcos Moura (PTB), a unidade escolar não funciona porque falta a pavimentação do acesso à unidade e água.

“Os relatos que ouvimos mostram preocupação com o atraso das obras, sobretudo porque a população sente medo que as chuvas do próximo ano sejam mais severas do que as que provocaram as enchentes de deste ano”, afirmou o deputado Silvio Costa Filho, que se reuniu com os integrantes do movimento em Palmares.

Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o deputado Edilson Silva (PSol) disse que a audiência vai debater a situação das barragens e das obras da Operação Reconstrução, que também são alvo de investigação da Polícia Federal na chamada Operação Torrentes. “Vamos trazer a Assembleia Legislativa para a Mata Sul, antes do recesso, e discutir a situação das obras prometidas pelo governo desde 2010. Desde já convidamos os representantes do governo para participar”, declarou Edilson.

SEGURANÇA
Os deputados visitaram, em Palmares, o complexo de segurança da cidade, onde funciona o 10º Batalhão da Polícia Militar e as delegacias de Homicídios, Regional e a Municipal. O complexo atende a 13 cidades, desde o litoral. “O problema do policiamento foi parcialmente resolvido com a instalação de uma companhia independente no litoral, mas após as 18h, as ocorrências precisam ser encaminhadas para Palmares. É importante a extensão do plantão da Polícia Civil no litoral por toda a semana, evitando esse deslocamento para Palmares”, sugeriu o deputado Álvaro Porto (PSD).

Outro equipamento público visitado pelos parlamentares foi a UPAE do mesmo município. “É a unidade em pior condições que encontramos em todas as oito edições do Pernambuco de Verdade realizadas este ano. Pela situação em que está, boa parte das obras precisarão ser refeitas, o que mostra o descaso com o dinheiro público, destacou a deputada Priscila Krause (DEM).

A agenda da oposição foi encerrada à noite com a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Maraial. A oposição anunciou que realizará uma série de pedidos de informação ao governo sobre os problemas da região. Também será apresentado à sociedade um relatório com os principais problemas encontrados nas oito edições do Pernambuco de Verdade realizadas este ano, que também serão entregues ao Ministério Público do Estado, à OAB e ao próprio governo do estado. “Vamos apresentar um amplo relatório das visitas e cobrar explicações e providências ao governo sobre os problemas encontrados em todo o estado, que vão desde obras paradas, ao aumento da criminalidade e às precárias condições do sistema público de saúde”, destacou Silvio Costa Filho.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL