Diario de Pernambuco
Busca
Opinião Raimundo Carrero: 'Agora' é mais eficiente e facilita a comunicação Raimundo Carrero é escritor e jornalista

Publicado em: 14/08/2017 07:28 Atualizado em:

Tudo bem. Somos um povo metido a barroco e, por isso mesmo, gostamos e alimentamos frases gordas, enfeitadas e quase sempre vaidosas. Substituímos palavras simples e fáceis, por expressões mais complexas. Na maioria das vezes porque queremos demonstrar sabedoria, eloquência e grandeza. Rebuscar frases parece sintoma de poder.

Vejam que coisa esquisita: Para dizer que está comprando um apartamento em região privilegiada com requintes de arrogância – e a frase gorda em geral serve para isso –, o cidadão diz: “No atual momento estou comprando um apartamento na Vieira Souto.” Basta dizer: ”Agora estou comprando um apartamento na Vieira”.

O “agora” é simples e direto, por isso mais eficaz. Este palavrório é, em geral, usado por vendedores que, assim, pretendem se impor ao comprador, mas, na maioria das vezes, são levados ao ridículo e, é claro, perdem a postura. Por escrito, a pessoa deve ser ainda mais rigorosa para se comunicar rapidamente com o cliente. Simplicidade é norma de vida.

Outra palavra muito pequena e simples é  rejeitada: “Aqui”. Basta verificar a frase: “Neste local precisamente vou construir uma casa”. Que custa dizer ou escrever? “Aqui vou construir uma casa”. Mesmo assim, quero lembrar o personagem e suas frases. Há um tipo de personagem fanfarrão, arrogante, simplório que pode e deve usar frases gordas, longas e arrogantes. É detalhe do perfil psicológico do personagem, cujo estudo está no meu livro A preparação do escritor, editora IIuminuras, São Paulo, 2008.

É claro que em outros países se escreve e se fala assim, mas  nosso dever, na qualidade de articulistas, de professores e de escritores, falar e escrever com simplicidade e de forma direta. Quem quer escrever bem, faz assim. E esta não é apenas a minha opinião, está nos gramáticos, nos professores, nos jornalistas.

Lembro ainda outra lição do mestre Ariano Suassuna: “Vai fazer, então faça bem feito, aliás, aproveite, e faça muito bem feito.” Recebo mensagens e telefonemas de pessoas que dizem que estou exagerando, dificultando demais. Pelo contrário, estou facilitando, simplificando, pedindo atenção com a palavra e com a frase.

Em William Zinsser, vamos encontrar esta preciosidade. Para dizer simplesmente “chove”, os meteorologistas costumam afirmar: “No atual momento estamos enfrentando alguma precipitação atmosférica”.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL