Diario de Pernambuco
Busca
Recife Movimentos sociais protestam contra a aprovação da PEC 55 no Derby Mobilização unifica luta de trabalhadores e estudantes

Publicado em: 13/12/2016 16:40 Atualizado em: 13/12/2016 17:48

Mobilização similar acontece por todo o país. Fotos: Ketheryne Mariz/Esp. DP (Mobilização similar acontece por todo o país. Fotos: Ketheryne Mariz/Esp. DP)
Mobilização similar acontece por todo o país. Fotos: Ketheryne Mariz/Esp. DP
Após a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 55, a PEC 55, em segundo turno no Senado nesta terça-feira, movimentos sociais se uniram para um grande ato de protesto por todo o país. No Recife, a mobilização começou por volta das 15h na Praça do Derby e segue pacífica. No final da tarde, o grupo saiu em passeata rumo à Praça da Independência e, às 17h45, bloqueia o tráfego da Avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores de ciculação de veículos da cidade, no sentido Recife/Olinda.

O protesto foi articulado por quatro centrais sindicais: a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), a Intersindical e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Aproximadamente 200 pessoas participam do ato no Recife. O movimento ainda é endossado pelo movimento estudantil, pela Frente Popular Povo Sem Medo, Frente Popular Brasil Popular e pelo Levante Popular da Juventude.

Grupo segue em caminhada para a Praça do Diario (Grupo segue em caminhada para a Praça do Diario)
Grupo segue em caminhada para a Praça do Diario


Além de ser contra a aprovação da PEC 55, o ato também é um protesto contra a Reforma no Ensino Médio e pedindo a renúncia do presidente Michel Temer (Fora Temer). "O motivo principal é a PEC 55. Mesmo já tendo sido aprovada, ela continua no foco porque vai desencadear outras coisas negativas para o povo. O pacote inteiro ataca os direitos dos trabalhadores e por isso nossa luta continua. Nenhum movimento social isolado vai conseguir bater de frente com o governo, mas juntos somos mais forte. Fora Temer é pauta, Congresso corrupto também, o projeto da Reforma Política e, claro, a Reforma no Ensino Médio. A luta é de todos", esclareceu o coordenador do CSP Conlutas-PE, Hélio Cabral.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL