Estado Paulo Câmara nomeia novos secretários para o governo As mudanças atingiram apenas três pastas

Por: Rosália Rangel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/05/2016 07:58 Atualizado em:

Na nova configuração do secretariado anunciado ontem, o governador Paulo Câmara (PSB) usou os critérios político e administrativo. As mudanças atingiram apenas três pastas. Na dança das cadeiras, a do Planejamento e Gestão passa para o comando de Márcio Steffani. Ele deixa a Secretaria da Fazenda para substituir Danilo Cabral (PSB), que na próxima segunda-feira reassume o mandato na Câmara dos Deputados. 

Para a Secretaria da Fazenda, foi nomeado Marcelo Barros, atualmente presidindo a Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). Ele passa a fazer parte do secretariado como cota pessoal do governador. Já a indicação política ficou na Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação. O engenheiro mecânico Alexandre Valença foi indicado pelo PMDB para o espaço que era ocupado pelo PSDB. 

A posse dos novos secretários será hoje, às 11h, no Palácio. Nessa primeira mudança, o governador optou por anunciar apenas os nomes do primeiro escalão. Mas, segundo especulações, o PP, do deputado federal Eduardo da Fonte, teria indicado para o Porto do Recife o advogado e desembargador eleitoral Flávio Gouveia. Já o Lafepe ficou com o PMDB. O nome seria de Roberto Fonteles, atualmente na Secretaria das Cidades.  Outro espaço também a ser preenchido por um partido da base do governador é Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), outro órgão que estava com o PSDB.

O secretário de Turismo, Felipe Carreras, permanecerá no cargo, contrariando especulações. Ontem, em Brasília, foi recebido pelo ministro da Defesa, Raul Jungman, ao lado do presidente da Azul Linhas Aéreas, Antônio Aldo Neves. Na pauta, a implantação do hub da Latam no estado.

Fundaj
Luiz Otávio Cavalcanti será o novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição ligada ao Ministério da Educação. Ele irá substituir Paulo Rubem Santiago, que pediu exoneração do cargo. Luiz Otávio Cavalcanti tem larga experiência em empresas públicas e privadas. No período de 1997/2002, foi diretor-superintendente do Diario. No governo do estado, foi secretário (Fazenda e Planejamento) nas gestões de Moura Cavalcanti, Marco Maciel, Joaquim Francisco e Roberto Magalhães. O Metrô do Recife (Metrorec) também tem novo dirigente. Para a superintendência do órgão foi nomeado pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, o engenheiro mecânico Leonardo Villar Beltrão.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL