Diario de Pernambuco
Busca
Manifestações No Recife, pouca movimentação nas ruas durante votação do impeachment no Senado Enquanto defensores de Dilma Rousseff não organizam ato coletivo, trio elétrico aguarda para comemorar afastamento de presidente em Boa Viagem

Publicado em: 11/05/2016 22:13 Atualizado em: 11/05/2016 22:20

Uma banda de percussão foi contratada e deve começar logo após término de sessão. Foto: Ricardo Fernandes/DP
Uma banda de percussão foi contratada e deve começar logo após término de sessão. Foto: Ricardo Fernandes/DP

Diferente da votação do impeachment na Câmara dos Deputados, no dia 17 de abril, quando centenas de pessoas foram às ruas – tanto defender a permanênciade Dilma Rousseff (PT) quanto pedir sua saída –  há pouca movimentação no Recife nesta quarta-feira, dia em que o Senado analisa o processo de impedimento da presidente. 

Na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da cidade, onde costumam se reunir aqueles que apoiam a saída de Dilma da presidência, um trio elétrico foi montado pouco antes das 21h. Ao contrário do último dia 17, a sessão do Senado não está sendo exibida mas, segundo a organização, uma banda percussiva deve começar a se apresentar assim que for confirmado o afastamento da presidente. “Esse impeachment nasceu de um pedido das ruas, da luta do povo e hoje é dia de comemorar”, explicou o porta-voz do movimento Vem Pra Rua, Gustavo Gesteira. 

Gesteira explicou que as pessoas estão acompanhando a votação em suas casas e que somente depois de atingir os votos necessários para o impedimento de Dilma deverão se reunir no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem. O organizador, que preferiu não estimar a quantidade de pessoas esperadas nesta quarta, garantiu que o trio elétrico permanecerá no local até o término da votação, ainda que isto só ocorra na madrugada. 

Sobre a possibilidade da atração musical incomodar a vizinhança, em função do avançado da hora, Gesteira explicou que as autoridades competentes foram informadas sobre o evento e que a participação da população é aguardada. 

Defensores de Dilma também não foram às ruas 
Ao contrário dos últimos acontecimentos, nesta quarta-feira não houve mobilização organizada por aqueles que defendem a permanência de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. O Diario deu um giro em alguns pontos da cidade, mas não encontrou nenhuma articulação contrária ao impedimento de Dilma. 

Na terça-feira, após 16 dias, foi encerrado o Acampamento Popular pela Democracia, que reuniu organizações de esquerda e movimentos sociais na Praça do Derby, na área central do Recife. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL