Articulação Governadores têm encontros e audiências com ministros antes de reunião com Dilma

Publicado em: 30/07/2015 13:38 Atualizado em: 30/07/2015 14:33

Pezão participou de uma reunião com o ministro da Fazenda. Foto: Marcelo Camargo/ABr
Pezão participou de uma reunião com o ministro da Fazenda. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Antes da reunião com a presidente Dilma Rousseff marcada para as 16 horas desta quinta-feira, os 27 governadores de estado irão se reunir em encontros prévios para afinar o discurso entre eles. Alguns aproveitaram a visita a Brasília para conversar com ministros. Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e de Minas Gerais, Fernando Pimentel, estão reunidos agora com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Já o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, marcou também para esta manhã conversa com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

Nesta quinta-feira pela manhã, antes de ir para Brasília ao encontro dos governadores com a presidente Dilma Rousseff, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), teve uma nova reunião com a presidente da TAM Linhas Aéreas, Claudia Sender, às 10h. Na pauta, o hub do Grupo Latam no Nordeste. O investimento, que gira em torno de R$ 2 bilhões, pode ser instalado no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. Outros estados, como Ceará e Rio Grande do Norte, disputam o empreendimento.

Além dessas agendas, estão previstos três encontros preparatórios entre os 27 governadores. O primeiro aconteceu às 11 horas, na representação do governo do Rio de Janeiro; o segundo, às 12 horas, no Hotel Golden Tulip; e o terceiro, às 14 horas, na Representação do estado do Paraná.

Nessas conversas preliminares, os governadores devem combinar o discurso que farão na reunião com a presidente. Temas como reforma do ICMS, medidas para buscar o equilíbrio fiscal e ações para garantir empregos devem constar da pauta dos governadores como assuntos prioritários.

A expectativa do Palácio do Planalto é que a presidente Dilma Rousseff consiga, junto com os chefes dos Executivos estaduais, firmar um "pacto pela governabilidade".



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL