Comissão de Infraestrutura Transnordestina com novo prazo? Em resposta a FBC, diretores da ANTT dizem que só em 2018

Publicado em: 17/06/2015 15:10 Atualizado em: 17/06/2015 16:56

Senador de Pernambuco fez questionamentos durante uma audiência no Senado. Foto: Agência Senado
Senador de Pernambuco fez questionamentos durante uma audiência no Senado. Foto: Agência Senado

Depois da indagação do senador de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho (PSB), a Agência Nacional de Transportes (ANTT) deu um novo prazo para a conclusão e operação da Ferrovia Transnordestina: 2018. O senador questionou a conclusão das obras durante a audiência pública da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, que sabatinou Marcelo Bruto Correia e Carlos Fernando do Nascimento para o cargo de diretores da ANTT. O custo estimado da ferrovia é de R$ 7,5 bilhões. O cronograma segue atrasado.

Ontem, o presidente Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o ex-ministro Ciro Gomes, deu um prazo de 25 meses para a conclusão da obra, ou seja, estaria pronta, pelo menos, até dezembro de 2017. “É preciso que o governo conclua estas obras; elas vão promover a integração do nordeste. Precisamos gerar carga, movimentar a economia e, na nossa região, a infraestrutura antecede a carga”, destacou Fernando Bezerra.

Em resposta a questionamentos do senador sobre o andamento da construção das ferrovias Transnordestina e de Integração Oeste Leste (Fiol), Carlos Fernando do Nascimento afirmou que a ANTT está aprimorando o contrato de concessão da Transnordestina para o estabelecimento de um novo cronograma de obras e investimentos.

A chamada Nova Transnordestina é uma obra ferroviária de quase 1,8 mil quilômetros, que vai ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins. A Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) terá mais de 1,5 mil quilômetros de extensão e estabelecerá a comunicação entre o Porto de Ilhéus (BA) e as cidades baianas de Caetité e Barreiras como também o município de Figueirópolis, no Tocantins, ponto de interligação da Fiol com a Ferrovia Norte Sul (FNS).



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