Posse Deputados tomam posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco neste domingo Em pleno domingo, deputados voltam às atividades, tomam posse e elegem mesa diretora

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/02/2015 15:51 Atualizado em: 01/02/2015 18:36

 (Sávio Gabril/DP/D.A.Press)
A Assembleia Legislativa retomou as atividades neste domingo (1º) para que os deputados eleitos para o período 2015-2018 tomassem posse para o mandato que segue de 2015 até 2018, depois de um recesso que se estendia desde o dia 23 de dezembro. Os 49 legisladores eleitos em 2014 assinaram os termos de possse e continuam, ainda hoje, no processo de eleição que definirá, à noite, o presidente da casa e a mesa diretora que ocupará os cargos de primeira e segunda secretarias a partir de 2015.

O prazo para as inscrições das candidaturas para a mesa diretora da Assembleia terminou às 16h50. Foi confirmada a disputa entre Guilherme Uchoa (PDT), Rodrigo Novaes (PSD) e Edílson Silva (PSol) para a presidência da Casa. Uchoa tem ampla preferência entre seus pares, apesar dos questionamentos sobre a constitucionalidade de sua candidatura. Caso eleito, ele assumirá o comando da Assembleia pela quinta vez.

Haverá bate-chapa para a ocupação da primeira-secretaria, cargo que tem como uma das atribuições o controle do orçamento da Casa, previso em R$ 753,7 milhões para este ano. Os deputados Lula Cabral e Diogo Moraes, ambos do PSB, concorrem ao posto. O primeiro tem apoio do governo do estado. Já o segundo afirma que tem a preferência da maioria dos colegas.

A eleição teve ter início às 18h50. Até lá, os deputados continuam as articulações para a escolha do comando da Casa. 

Confira o discurso de Guilherme Uchôa na cerimônia de posse:
"A décima oitava legislatura que terá início amanhã, não tenho dúvidas de que os parlamentares darão, mais uma vez, provas de que o serviço público que devem. O resultado final será sempre o benefício do povo pernambucano. A nossa atividade legislativa é fundamental para o desenvolvimento do estado e isso gera compromissos que já foram demonstrados anteriormente com análise e votação de projetos fundamentais para o desenvolvimento de Pernambuco. Nos comprometemos com a independência do poder legislativo. O trabalho é feito por nossos parlamentares, tanto da bancada de governo, quanto da oposição, pela mesa diretora, com o apoio de todos os servidores desta casa. É assim que essa casa sempre atuou e vai continuar atuando. Nos próximos anos, há a sinalização de tempos difíceis para as economias mundial e nacional, com queda, inclusive, nos rendimentos. Temos, em Pernambuco, a gestão estadual, que estão à frente Paulo Câmara e Raul Henry, ambos incumbidos de dar continuidade do projeto dos grandioso de Eduardo Campos, bem como de imprimir sua marca própria. No Brasil, temos mais um mandato da presidente Dilma e do vice Michel Temer, e, neste momento importante, o parlamento estadual está atento a questões nacionais e locais porque as deciões politica-admistrativas tomadas em Brasília repercutem em todos os estados. É necessário que a Assembleia fique atenta aos rumos do país. Divergência, apoio e ações dos demais poderes são normais e saudáveis dentro de uma real democracia. Isso, todavia, não deve atingir, jamais, a missão de defender a sociedade de trabalhar pelo desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil. E, em nome disso, devemos deixar de lado pontos de vistas partidários e pessoais pelo bem maior, que é o nosso povo. Esse continua sendo o espírito dessa casa. A população espera que cumpramos nossos princípios constitucionais e os compromissos assumidos hoje".

Mais informações em breve.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL