Diario de Pernambuco
Busca
Deputado de Pernambuco Augusto Coutinho: "Promessa de autonomia do Porto de Suape não vem sendo cumprida"

Por: Tércio Amaral

Publicado em: 05/02/2015 10:30 Atualizado em: 05/02/2015 12:01

Deputado deve retomar campanha pelo Porto de Suape. Foto: Agência Câmara/Divulgação
Deputado deve retomar campanha pelo Porto de Suape. Foto: Agência Câmara/Divulgação

O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) promete manter a campanha em torno da autonomia do Complexo Industrial Portuário de Suape, no município de Ipojuca. O parlamentar, que tomou posse como suplente nesta semana, disse que o governo federal não vem cumprindo a promessa de manter a autonomia do porto pernambucano, inviabilizando, por exemplo, a execução de licitações públicas para a estrutura do complexo. “Eu vou denunciar isso no Congresso. É uma quebra de compromisso”, declarou, por telefone, ao Diario.

A “quebra” de compromisso que o deputado se refere é em relação à Medida Provisória (MP) 595, conhecida como MP dos Portos, aprovada em junho de 2013, que garantiu, nos “últimos minutos do segundo tempo”, a autonomia de Suape. Na época, foi realizado um acordo político com o governo federal, representado pelo senador Humberto Costa (PT), com a bancada de deputados e senadores de Pernambuco. Uma fonte de Suape, em reserva, garantiu que, após a aprovação da MP, toda a estrutura do complexo está atrelada à Secretária dos Portos da Presidência da República e à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Entre os problemas revelados pela fonte estão as licitações para obras dos cais 6, 7, 8 e 9. “A licitação para o segundo terminal contêineres já estava pronta antes da MP. Foi feita pelo estado, mas perdemos tudo com a perda da autonomia. O Porto de Suape ainda sofre com a falta de dragagem. Também estão na lista as construções dos terminais de minérios e grãos. Tudo à espera do governo federal”. Na época, a MP foi interpretada como uma retaliação política ao estado de Pernambuco, governado pelo PSB, que estaria se preparando para sair da base de apoio do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Ainda em 2013, Augusto Coutinho iniciou uma campanha pela autonomia, que será retomada. “O Porto de Suape não poderia ser tratado dessa forma. Tudo que o porto precisa fazer tem que ter a autorização da Antaq. O governo se comprometeu a manter a autonomia e não cumpriu. Está tudo parado devido a lentidão do governo federal em lidar com as obras públicas”. O deputado garantiu, ainda, que está é uma pauta que deverá ter apoio dos deputados aliados do governo e da oposição. “Nossa bancada sempre se une pelos interesses de Pernambuco”.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL