Diario de Pernambuco
Busca
Crise no governo Waldemar Borges rebate Silvio Costa é diz que oposição tem "zero compromisso"

Por: Tércio Amaral

Publicado em: 30/01/2015 14:52 Atualizado em: 30/01/2015 16:20

O líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Waldemar Borges (PSB), rebateu as críticas da oposição sobre a crise do sistema penitenciário. Em nota enviada na manhã desta sexta-feira (30) à imprensa, o socialista critica a reação do líder da oposição, o deputado Silvio Costa Filho (PTB), e diz que a crítica vem em “cima do óbivio”. “É a crítica pela crítica e a negação pela negação. Zero compromisso efetivo com qualquer tipo de solução, deixando parecer que o objetivo desses setores não é resolver absolutamente nada”.

 

Confira a nota na íntegra:

A reação do líder da oposição às pioneiras e arrojadas medidas tomadas pelo Governo do Estado para enfrentar o problema do sistema carcerário, revela o descompromisso de setores dessa oposição com qualquer tipo de iniciativa que aponte para o efetivo enfrentamento do problema.

Esse comportamento, aliás, vem se tornando uma marca desses setores, cujo roteiro de atuação invariavelmente tem sido o seguinte: primeiro, a crítica em cima do óbvio, limitada à repetição pouco criativa de velhos diagnósticos; depois, a indisposição de apresentar qualquer sugestão para que os problemas apontados sejam efetivamente superados; e, por fim, a incontida insatisfação sempre que o Governo atua com objetividade sobre o assunto.

Nesse tipo de comportamento, não se vê uma análise mais consistente sobre o que está sendo encaminhado pelo Governo. É a crítica pela crítica e a negação pela negação. Zero compromisso efetivo com qualquer tipo de solução, deixando parecer que o objetivo desses setores não é resolver absolutamente nada, mas apenas fazer marola em torno das dificuldades vividas pela população, no caso, a carcerária.

Silvio Costa Filho critica, ainda que de maneira superficial, o que chama de erros dos últimos oito anos. Por ironia, período em que foi secretário e vice-líder do governo. Da primeira experiência, ele não deve esquecer. Nem nós. Ali, sim, vivemos momentos de extremas dificuldades. Da segunda, lembro de um vice-líder que jamais apontou, mesmo internamente, os "problemas" que agora subitamente diz enxergar. Ao contrário, era sempre muito enfático na defesa do governo.

Com certeza, o hoje líder da oposição sabia, como deve continuar sabendo, que o governo tem feito esforços efetivos para enfrentar, um por um, os grandes e diversos problemas de Pernambuco, como o do sistema carcerário. Os pernambucanos também sabem e, de diversas maneiras, sentem, no seu dia a dia, os efeitos positivos desses esforços.

A oposição - e todo segmento da sociedade que queira somar esforços para continuarmos transformando Pernambuco - ,encontrará sempre um espaço de diálogo aberto com o Governo. É preciso apenas que tragam suas críticas e observações acompanhadas de sugestões concretas que possam ser objetivamente analisadas, à luz das possibilidades materiais do estado, e que possam ser executadas dentro de um cronograma financeiro que dialogue com todas as demais prioridades da sociedade.

Aí sim estaremos todos, cada qual no seu papel, traduzindo na prática o nosso compromisso com Pernambuco. Do contrário, fica parecendo apenas um eterno “jus sperniandi” de quem não consegue digerir o tamanho da derrota que sofreu.

Waldemar Borges

Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL