Pernambuco.com
Pernambuco.com
Projeto Hospital veterinário público do Recife tem obras autorizadas A construção da unidade será dividida em duas etapas, a previsão é de que a primeira seja entregue à sociedade em março de 2016.

Por: Juliana Freire

Publicado em: 06/05/2015 15:31 Atualizado em: 06/05/2015 15:46

Com a promessa de contar até com SAMU animal, hospital veterinário do Recife deve começar a ser construído nesta semana. Foto: Henrique Souza/Esp DP/D.A Press
Com a promessa de contar até com SAMU animal, hospital veterinário do Recife deve começar a ser construído nesta semana. Foto: Henrique Souza/Esp DP/D.A Press
O prefeito Geraldo Júlio assinou, nesta quarta-feira, a autorização para dar início às obras da unidade pública de saúde veterinária. As obras devem começar ainda nesta semana. O hospital ficará em um terreno de 4,3 mil metros quadrados na Rua Estevão Francisco da Costa, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife e custará R$ 3,7 milhões aos cofres públicos.

"Esse é mais um trabalho importante na defesa de direitos dos animais na cidade. Sabemos que muitas vezes as famílias de baixa renda não têm condições de pagar uma consulta para seu animal de estimação, agora isso vai mudar", comentou Geraldo Júlio.

A construção da unidade será dividida em duas etapas, a previsão é de que a primeira seja entregue à sociedade em março de 2016. O hospital contará com 25 médicos veterinários para cuidar de cães e gatos, que correspondem a 99% dos animais domésticos da cidade. Os profissionais vão atuar nas áreas clínica, de cirurgia, anestesia, emergência, laboratório, radiografia e ultrassonografia. Na estrutura serão construídos três consultórios, três salas de cirurgia, dois canis, dois isolamentos, bloco cirúrgico, Unidade de recuperação, posto de enfermagem, ambulatório e emergência.

Ainda segundo o prefeito, 20 eventos de adoção já foram realizados no Recife, onde 700 animais foram adotados, além de campanhas de castração gratuita para controlar o número de animais abandonados nas ruas,que já resultaram em 5000 castrações.

A unidade será a primeira no Brasil a oferecer atendimento gratuito 24h e deve amenizar a demanda de animais que costuma buscar o Hospital Veterinário da UFRPE, no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. Por mês, serão realizadas cerca de 1.320 consultas, 1.320 radiografias, 550 ultrassonografias e 1.320 exames laboratoriais. As cirurgias que serão realizadas incluem castração de machos e fêmeas (220 mensais), procedimentos oncológicos (110) e ortopédicos (110). Outro compromisso do programa de governo do prefeito, o SAMU Animal também promete ser implantado no hospital.

Após a conclusão da primeira etapa da obra, a estimativa é de que 90 atendimentos sejam realizados por dia. De acordo com informações da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), ainda não é possível contabilizar quanto será gasto para manter o funcionamento da unidade de saúde até que todas as parcerias com faculdades sejam feitas.

De acordo com o secretário executivo de Defesa Animal, Rodrigo Vidal, a demora para o início da obra deu-se devido ao planejamento de um projeto que pudesse atender à demanda da capital. "O hospital é um avanço histórico, daqui há anos as classes sociais menos favorecidas ainda estarão utilizando deste serviço, é um bem público. Adiamos a construção para que o planejamento da obra fosse melhorado", comentou.

Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Detran-PE realiza ações na Semana Nacional do Trânsito
De 1 a 5: Cuidados na saúde ocular das crianças
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #159 - Lesmas, Minhocas e Planárias
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco