Diario de Pernambuco
Busca
Os pontos de paquera que marcaram época no Recife

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 25/09/2020 03:00 Atualizado em: 25/09/2020 06:15

Xixi Girl: Foi o primeiro deles. Era na boate Ferro Velho, em Boa Viagem, nos fins das tardes dos domingos. As garotas iam acompanhadas da mãe, da tia, do irmão, mas a paquera rolava solta.

Quem me quer: Na época em que o máximo era ir ao Cinema São Luiz, que exigia paletó e gravata dos frequentadores, as jovens ficavam sentadas na mureta do chamado jardim suspenso e trocavam olhares com os rapazes que passavam andando na calçada, muitos acabavam em namoro

Acaiaca: A praia em frente àquele edifício na Avenida Boa Viagem reunia, nas manhãs de domingos, as moças mais bonitas do Recife. Muitas usando maiôs conhecidos como “Engana Mamãe” ou “Engana Papai” e as mais ousadas o modelo arrastão.

Domingueira do Country: Depois do Acaiaca, muitos jovens se produziam para ir para o Country, que tinha tardes animadíssimas, inclusive pela ainda hoje famosa cartola do restaurante do clube.

Encontro de Brotos: Festa criada pelo então diretor social do Clube Internacional, Otacílio Venâncio, reinou por muitos anos. A orquestra The Gentleman vinha de João Pessoa e tinha repertório com os maiores sucessos da jovem guarda. Começava às 20h e terminava impreterivelmente à meia-noite. Nenhum minuto a mais.

Bola Boliche: Ficava na Barão de Souza Leão, em frente ao Mar Hotel. Foi o primeiro a se instalar no Recife e foi um enorme sucesso, reunindo especialmente a turma jovem. Para jogar, torcer e paquerar.

Coffee shop do Miramar: Era um verdadeiro frenesi. Mistura de gente bonita e carrões, que eram guardados por Barroada, um famoso flanelinha. As cadeiras no salão da lanchonete eram muitos disputadas, com toda movimentação de paqueras e insinuações, nem sempre bem-sucedidas.

Sessão Bossa Jovem: Era nos sábados, às 10h, no São Luiz. Sempre com filmes voltados para a juventude. Depois a badalação era na sorveteria Gemba, que ficava bem pertinho.

Joveneza: Era uma sessão na tarde dos sábados, no Cinema Veneza, na Rua do Hospício, que sempre ficava lotada.

Depois do Escuro: Era um bar na Rua da Amizade, nas Graças, que reunia sempre muitos jovens e que tinha decoração com grandes bonecos.

Jogos Estudantis: O primeiro foi realizado em 1969 e reunia equipes dos principais colégios do Recife, em jogos sempre com grandes e animadas torcidas. Alguns colégios chegavam a dar bolsas de estudos a bons jogadores, para ganhar a competição.

Lanchonete Fans: Ficava na Avenida Conde da Boa Vista e foi a pioneira de operações tipo McDonald’s. Era famosa sua batata frita e reunia sempre muita gente bonita.

Frisabor: Junto ao Colégio Salesiano, na Boa Vista, era uma verdadeira concentração de jovens, especialmente alunos do Salesiano e Nossa Senhora do Carmo, que se encontravam lá depois das aulas.

Tropical Roller Stake: Foi uma pista da patinação na Herculano Bandeira, no Pina, onde depois foi um posto de gasolina, hoje desativado. Foi o maior sucesso, quando a patinação chegou ao Recife. Os rapazes, na sua maioria, mostravam suas qualidades no esporte. As moças ficavam olhando (e paquerando) nas cadeiras.

Tobogã: Foi um equipamento armado na Rua da Aurora, onde as pessoas desciam sentadas num saco e que foi durante um bom período um dos grandes points da nossa cidade.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL