Clouds30° / 31° C

UNIÃO EUROPEIA

UE manterá sistema de impostos sobre o valor acrescentado aos EUA

Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considera que o IVA é uma barreira comercial adicional

Publicado em: 07/04/2025 13:21

Comissário do comércio da União Europeia, Maros Sefcovic (Foto: Jean-Christophe VERHAEGEN/AFP)
Comissário do comércio da União Europeia, Maros Sefcovic (Foto: Jean-Christophe VERHAEGEN/AFP)
O comissário do comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, declarou hoje que a União Europeia não vai alterar o seu sistema de IVA (Impostos sobre o Valor Acrescentado), que assinalou como uma importante fonte de receitas para os Estados-membros do bloco.

Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considera que o IVA é uma barreira comercial adicional.

Sefcovic destacou também que os negociadores da UE não viam um compromisso que conduza a uma solução mutuamente aceitável com Washington, após a administração o Trump determinar na semana passada uma ampla gama de tarifas aduaneiras para a maioria dos produtos importados. O comissário do comércio da UE apontou ainda que se as negociações não conseguirem chegar a um acordo, as contramedidas da própria UE sobre as tarifas dos EUA, que terão início no dia 15 de abril, não poderiam ser adiadas.

Mas, a União Europeia busca não escalar as divergências comerciais com os EUA. Reunidos nesta segunda-feira (7), em Luxemburgo, os responsáveis pelas pastas nacionais do Comércio juntamente com Sefcovic defenderam um conceito de paciência estratégica para não escalar mais o conflito, ao passo que decorrem as conversações entre as autoridades europeias e norte-americanas.

Mas, a tensão e instabilidade dos mercados fizeram as principais bolsas europeias abrirem hoje em queda livre, seguindo a tendência das praças asiáticas, devido às tarifas impostas aos parceiros comerciais dos EUA. O EuroStoxx 600 estava recuando mais de 5% e as bolsas de Londres, Paris e Frankfurt desciam respectivamente 4,58%, 5,78% e 6,58%. Madrid e Milão se desvalorizavam 5,51% e 6,90% e a bolsa de Frankfurt chegou a recuar mais de 9%. 

Enquanto isso, Elon Musk, atual conselheiro do presidente Trump,  defendeu no sábado a criação de uma zona de comércio livre entre os EUA e a Europa, sem tarifas, quando participou por videoconferência no congresso do partido italiano da direita radical Liga, de Matteo Salvini. A declaração surgiu dias após Trump anunciar tarifas de 20% sobre importações provenientes da UE. "Espero que se chegue a um acordo para que tanto a Europa como os Estados Unidos avancem para uma situação de zero tarifas", afirmou Musk, ressaltando que a medida criaria  assim uma verdadeira zona de comércio livre entre a Europa e a América.

Musk, além disso, propôs maior liberdade de circulação de pessoas entre os dois continentes: "Se alguém quiser trabalhar na Europa ou na América, deve poder fazê-lo", disse.

Já o ministro da Economia italiano, Giancarlo Giorgetti, apelou à desescalada nas relações comerciais com os EUA, alertando para os riscos de uma guerra tarifária.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua