° / °
Mundo
Governo Trump

Trump toma medidas contra 'cidades-santuário' dos EUA

Essas localidades impedem a cooperação de seus funcionários com agentes federais atuantes na expulsão de imigrantes em situação irregular

Publicado: 29/04/2025 às 08:33

/Foto: Jim WATSON / AFP

(Foto: Jim WATSON / AFP)

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, firmou um decreto nesta segunda-feira (28) para tomar medidas enérgicas contra as "cidades-santuário" que desafiam suas políticas rígidas de imigração, quando se aproxima de seus primeiros 100 dias no cargo.

 

O mandatário republicano assegura que fez grandes avanços para cumprir suas promessas eleitorais de interromper as travessias ilegais da fronteira a partir do México, que bateram recordes durante o governo de seu antecessor, o democrata Joe Biden.

 

O decreto desta segunda aponta a sua mira contra as chamadas "cidades-santuário", que proíbem que seus funcionários cooperem com os agentes federais na identificação e expulsão de imigrantes em situação irregular.

 

A porta-voz de Trump, Karoline Leavitt, destacou nesta segunda que houve uma redução de 95% na interceptação de migrantes sem documentos na fronteira com o México, de 140.000 para 7.000, em 12 meses, desde março de 2024, quando Biden ainda estava no cargo.

 

"As fronteiras dos Estados Unidos agora estão seguras graças ao presidente Trump. Ele restaurou o Estado de Direito, aplicou nossas leis migratórias e defendeu a soberania dos Estados Unidos", afirmou a porta-voz.

 

A retórica da campanha eleitoral de Trump sobre enfrentar as supostas hordas de estupradores e assassinos teve impacto entre os eleitores americanos preocupados com a imigração ilegal.

 

A ordem executiva desta segunda instrui funcionários do governo a publicarem dentro de 30 dias quais estados e autoridades locais "obstruem a aplicação das leis de imigração federais", com a advertência de que os que estiverem presentes nessa lista correm o risco de perder acesso a certos fundos governamentais.

 

No entanto, os tribunais americanos já confirmaram a legalidade das leis-santuário, e um juiz decidiu na semana passada que a administração Trump não pode reter fundos federais das autoridades pelo feto de elas oferecerem algum tipo de proteção aos imigrantes em situação irregular. 

Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP