Clouds26° / 27° C

GROENLÂNDIA

Na Groenlândia, primeira-ministra da Dinamarca diz que EUA não assumirão controle da ilha

A primeira-ministra da Dinamarca chegou à Groenlândia quase uma semana após a polêmica viagem à ilha do vice-presidente dos EUA, JD Vance

Publicado em: 02/04/2025 21:09

Primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen (foto: AFP)
Primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen (foto: AFP)

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, avisou hoje que os Estados Unidos não vão assumir o controle da Groelândia, na sua primeira visita ao território autônomo do Reino da Dinamarca, desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou interesse pela ilha do Ártico. "Os Estados Unidos não vão assumir o controlo da Groenlândia. A Groenlândia pertence aos groenlandeses. E será essa a mensagem que enviaremos juntos nos próximos dois dias", afirmou Frederiksen.

 

Frederiksen também destacou que o principal objetivo da sua visita, que se estenderá até sexta-feira (4), é mostrar unidade diante da “pressão” de Washington no que diz respeito à soberania, às fronteiras e ao futuro.

 

Após a declaração, a premiê dinamarquesa se reuniu com os líderes do território, incluindo o novo primeiro-ministro, Jens-Frederik Nielsen. Mas, a ida viagem de Mette Frederiksen suscitou também críticas dos líderes de dois dos partidos da coligação governamental, que consideram que a deslocação não deveria ter ocorrido antes de o executivo estar formalmente constituído.

 

Já Nielsen avaliou normal que a visita de Frederiksen tenha se realizado o mais rápido possível e espera um diálogo construtivo sobre a cooperação futura com Copenhagen. Nielsen, do partido Liberal (Demokraatit), venceu as eleições e inclusive apresentou um executivo de coligação que reúne todo o movimento independentista moderado e quatro das cinco forças parlamentares, apesar do governo ser formalmente eleito pelos deputados somente no dia 07 de abril.

 

A primeira-ministra da Dinamarca chegou à Groenlândia quase uma semana após a polêmica viagem à ilha do vice-presidente dos EUA, JD Vance, que visitou a base norte-americana de Pituffik com a sua mulher.

 

De acordo com o jornal digital groenlandês Sermitsiaq, está prevista que Frederiksen deverá dar uma conferência de imprensa amanhã (3).

Tags: eua | dinamarca |

Mais notícias