Rain25° / 25° C

Negociações

Rússia anuncia reunião com EUA sobre a Ucrânia na próxima segunda-feira

O encontro acontecerá na Arábia Saudita
Por: AFP

Publicado em: 20/03/2025 10:11 | Atualizado em: 20/03/2025 11:04

 (Foto: SAUL LOEB and Maxim Shemetov / various sources / AFP)
Foto: SAUL LOEB and Maxim Shemetov / various sources / AFP

 

Funcionários dos governos da Rússia e dos Estados Unidos abordarão a situação da Ucrânia durante uma reunião na Arábia Saudita na próxima segunda-feira (24), anunciou nesta quinta-feira (20) o conselheiro diplomático do presidente Vladimir Putin.

 

O presidente americano, Donald Trump, falou separadamente por telefone com seus homólogos russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodimir Zelensky, no início desta semana.

 

Zelensky disse na quarta-feira que a Ucrânia e os Estados Unidos se preparam para se reunir nos "próximos dias" na Arábia Saudita.

 

Ainda não está claro se as autoridades americanas se reunirão com as equipes ucraniana e russa no mesmo dia, ou se há a possibilidade de conversas tripartites nas quais Kiev e Moscou falem cara a cara.

 

"As consultas ocorrerão na segunda-feira, 24 de março, em Riade", disse Yuri Ushakov, em declarações publicadas pelo Kremlin.

 

"Da parte da Rússia, participarão Grigory Karasin, presidente da comissão de assuntos internacionais do Senado, e Serguei Beseda, assessor do chefe do serviço de segurança FSB", acrescentou.

 

O assessor russo disse que confirmou a reunião em uma conversa com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz. Ambos concordaram em enviar "grupos de especialistas" para a reunião, acrescentou.

 

Waltz disse na quarta-feira que "equipes técnicas" da Rússia e dos Estados Unidos se reunirão em Riade "para se concentrar na implementação e extensão do cessar-fogo parcial que o presidente Trump garantiu da Rússia".

 

Putin rejeitou o cessar-fogo incondicional proposto pelos EUA na Ucrânia e só concordou em interromper os ataques à infraestrutura energética por 30 dias.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua