RÚSSIA
Rússia aguarda contato oficial da Casa Branca sobre cessar-fogo
O governo russo afirmou que terá de ser informado oficialmente pela administração de Donald Trump sobre o resultado das negociaçõesPublicado em: 12/03/2025 19:49
![]() |
Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov (foto: Natalia Kolesnikova/AFP) |
Nesta quarta-feira (12), o governo russo afirmou que terá de ser informado oficialmente pela administração de Donald Trump sobre o resultado das negociações entre os Estados Unidos e a Ucrânia, na Arábia Saudita, antes de declarar se aceita qualquer proposta de cessar-fogo. No entanto, avançou que analisa a proposta e admitiu a necessidade de haver uma conversa telefônica entre Vladimir Putin e Trump.
“Temos contatos planejados com os americanos nos próximos dias e contamos com isso para nos fornecer informações completas”, indicou Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.
O ministro da Rússia das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse que Moscou vai evitar compromissos que ponham em risco a vida das pessoas.
Mas, reiterou que o Kremlin não aceitará, sob nenhuma condição, a presença de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Ucrânia, caso aconteça um acordo de paz permanente.
A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, anunciou que Moscou tomará as suas próprias decisões sobre o conflito na Ucrânia, após Kiev apoiar a proposta da delegação dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias. “A posição da Rússia não ocorre no exterior devido a alguns acordos ou esforços de algumas partes. A formação da posição da Rússia tem lugar no interior da Rússia”, reforçou Zakharova.