Clouds29° / 31° C

RÚSSIA

Putin considera que plano da Casa Branca em anexar Groenlândia é sério

A região do Ártico é rica em minerais e combustíveis fósseis, que devem se tornar mais acessíveis para a exploração com o aquecimento global

Publicado em: 27/03/2025 19:32

Presidente russo, Vladimir Putin (foto: SERGEI KARPUKHIN/POOL/AFP)
Presidente russo, Vladimir Putin (foto: SERGEI KARPUKHIN/POOL/AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que os planos de Washington de anexar a Groenlândia são sérios e as motivações têm origens históricas, uma vez que desde a década de1860 já era cogitada essa possibilidade.

 

“É um grande erro pensar que é apenas uma conversa extravagante da nova administração da Casa Branca. É óbvio que os EUA irão promover sistematicamente seus interesses geoestratégicos, político-militares e econômicos no Ártico. E é evidente que o papel e a importância do Ártico tanto para a Rússia quanto para o mundo inteiro estão crescendo. Mas, infelizmente, a competição e a rivalidade geopolítica, a luta por posições nesta região, também está se intensificando entre Moscou e países ocidentais”, apontou.

 

Putin, no entanto, não descartou que a cooperação na região é possível, inclusive entre a Rússia e o Ocidente. Mas, assinalou sua preocupação que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), estão cada vez mais direcionando o Extremo Norte como um acesso para provocar eventuais conflitos. “Moscou monitora a situação e prepara uma resposta apropriada”, avisou, acrescentando que vai defender os interesses russos.

 

A região do Ártico é rica em minerais e combustíveis fósseis, que devem se tornar mais acessíveis para a exploração com o aquecimento global. Além de ser uma localidade estratégica e de competição militar, Putin também visa estimular o comércio pela Rota do Mar do Norte (NSR) através das águas do Ártico e se antecipou ao Ocidente ao implementar uma maior atuação russa na área ao reativar as bases da época soviética e modernizar a marinha. Também disse que pretende expandir os portos do norte do país e construir uma frota mercante no Ártico.

 

Segundo o presidente russo declarou nesta quinta-feira (27), em Murmansk, cidade no norte do país, existem parceiros estrangeiros dispostos em investir e colaborar com a Rússia na região.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua