FAIXA DE GAZA
Israel ordena evacuação de Rafah, no sul de Gaza
O governo israelense violou unilateralmente o cessar-fogo no dia 18 de março e retomou a campanha militar terrestre e aérea na guerra contra o HamasPublicado em: 31/03/2025 16:32 | Atualizado em: 31/03/2025 18:27
![]() |
Rafah, sul da Faixa de Gaza (foto: AFP) |
Nesta segunda-feira (31), as Forças de Defesa de Israel emitiram ordens de evacuação a população que abrange a maior parte da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
O aviso assinala que é esperada uma operação militar em grande escala na região, que poderá ocorrer nas próximas horas.
Efetivamente, o exército israelense nunca retirou por completo suas tropas da zona estratégica estabelecida ao longo da fronteira com o Egito, justificando que precisa manter a presença militar na área para impedir o contrabando de armas.
O governo israelense violou unilateralmente o cessar-fogo no dia 18 de março e retomou a campanha militar terrestre e aérea na guerra contra o Hamas em todo o território palestino. Duas semanas após o regresso dos combates em Gaza, o Hamas concordou, no último sábado, com a proposta de cessar-fogo que recebeu do Egito e do Catar, os países mediadores nas negociações. Por sua vez, Israel disse que apresentou uma contraproposta, além do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ter anunciado uma escalada na ofensiva no terreno com a intensificação dos ataques ao enclave palestino.
As forças israelenses também já lançaram uma ampla operação em Rafah em maio do ano passado, deixando grande parte da cidade em ruínas.