Clouds30° / 31° C

CASA BRANCA

França falaria 'alemão' se não fosse pelos EUA, diz Casa Branca

Declaração ocorre após um pedido de um eurodeputado francês para que os americanos devolvam a Estátua da Liberdade à França
Por: AFP

Publicado em: 17/03/2025 16:58

Casa Branca (foto: Karen Bleier/AFP
)
Casa Branca (foto: Karen Bleier/AFP )

A Casa Branca rejeitou, nesta segunda-feira (17), um pedido de um eurodeputado francês para que os americanos devolvessem a Estátua da Liberdade, dizendo que a França falaria alemão se não fosse pela ajuda dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

 

"Meu conselho para esse político francês anônimo e de baixo nível seria lembrá-lo de que é somente graças aos Estados Unidos da América que os franceses não falam alemão atualmente, então eles deveriam ser muito gratos ao nosso grande país", disse a porta-voz Karoline Leavitt a repórteres.

 

"Vamos dizer aos americanos que optaram por se inclinar para os tiranos, aos americanos que demitem pesquisadores por demonstrarem liberdade científica: 'Devolvam-nos a Estátua da Liberdade. Nós a presenteamos, mas parece que a desprezam'", declarou no domingo o eurodeputado social-democrata Raphael Glucksmann, de 45 anos, firme defensor da Ucrânia e da Europa, e muito crítico a Donald Trump.

 

"Os trumpistas estão preocupados em perder a Estátua da Liberdade, mas parece que perderam, acima de tudo, o senso de humor. E quando se irritam com Raphael Glucksmann, acreditamos que ele acertou em cheio", escreveu nesta segunda o Place Publique, partido fundado pelo legislador, na rede social X.

Mais notícias