Rain26° / 28° C

ESTADOS UNIDOS

EUA rejeitam proposta de Putin para ONU governar temporariamente a Ucrânia

Condição foi sugerida por Putin antes de haver qualquer negociação de alto nível para um acordo de paz

Publicado em: 28/03/2025 17:01

Casa Branca (foto: Karen Bleier/AFP)
Casa Branca (foto: Karen Bleier/AFP)

A Casa Branca rejeitou a proposta do presidente russo, Vladimir Putin, de submeter à Ucrânia ao controle temporário e transitório da Organização das Nações Unidas até a promoção de eleições presidenciais que elegessem um governo “competente” e “democrático”.

 

Mas, um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca disse hoje que a governação na Ucrânia é determinada pela Constituição do país.

 

Putin sugeriu pela primeira vez essa condição antes de haver qualquer negociação de alto nível para um acordo de paz. O governo russo coloca frequentemente em dúvida a atual legitimidade presidencial de Volodymyr Zelensky, uma vez que o seu mandato expirou em maio do ano passado. No entanto, a Ucrânia esta sob lei marcial e, por isso foi cancelada as eleições em 2024. De acordo com a Constituição ucraniana, a realização de eleições nacionais enquanto o país estiver sob lei marcial é ilegal. Além disso, as forças russas também ocupam partes do território ucraniano, tornando as eleições impossíveis.

 

Mas, Putin voltou a atacar o governo de Kiev e Zelenskyy, acusando-o de ilegítimo. O presidente da Rússia afirmou que os sucessores poderiam contestar quaisquer acordos de paz assinados pelo atual governo da Ucrânia.  “Deve haver uma votação para eleger um governo viável que goze da confiança do povo e, em seguida, iniciar negociações com eles sobre um tratado de paz”, alegou.

 

“Se Putin não sabe com quem deve falar sobre as conversações de paz, talvez precise de comprimidos para iniciar a sua atividade cerebral”, reagiu Dmytro Lytvyn,  conselheiro presidencial ucraniano.

 

A Rússia ainda propôs várias condições, incluindo a suspensão de algumas das sanções contra Moscou, contrariando o cessar-fogo anunciado pelos EUA no Mar Negro.

 

Por sua vez, Kiev acusou Putin e o Kremlin de fazerem mais exigências inatingíveis para atrasar a decisão sobre um acordo de paz.

Tags: rússia | ucrânia | putin | onu | eua |

Mais notícias