Rain26° / 27° C

Estados Unidos

Departamento de Justiça dos EUA limita acesso de Musk aos dados do Tesouro

A restrição assegura que poderão rever a informação, mas sem permissão para alterá-la, aprovar transações ou fazer algum tipo de mudança

Publicado em: 07/02/2025 11:45

 (Foto: ANGELA WEISS / AFP)
Foto: ANGELA WEISS / AFP

 
O Departamento de Justiça dos EUA determinou que o acesso do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk, será limitado a informações financeiras sensíveis do Departamento do Tesouro.

Os advogados do Departamento de Justiça estabeleceram que somente dois funcionários do Departamento do Tesouro associados ao DOGE terão acesso às informações apenas numa base de "leitura". A restrição assegura que poderão rever a informação, mas sem permissão para alterá-la, aprovar transações ou fazer algum tipo de mudança.

No entanto, a proposta apresentada precisa ser ainda aprovada pelo juiz Collen Kollar-Kotelly, responsável pelo processo iniciado quando três sindicatos solicitaram aos tribunais que suspendessem temporariamente o acesso dos funcionários da DOGE à informação do Tesouro.

Os sindicatos alegam que o DOGE acessou ilegalmente informações confidenciais de milhões de norte-americanos sem justificação ou processo legal.

Já o presidente dos EUA, Donald Trump, encarregou Musk de gerir o DOGE para reduzir os gastos públicos do governo federal e permitiu o acesso a dados confidenciais do Tesouro. Segundo revelou a revista Wired, Musk contratou seis engenheiros com idades entre os 19 e os 25 anos, sem currículos extensos e com pouca ou nenhuma experiência em instituições governamentais para realizar essa incumbência presidencial.

Musk já suspendeu os serviços da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a maior agência humanitária estatal do mundo, e também cancelou os contratos dos trabalhadores dos programas de equidade, diversidade e inclusão.

Manifestações nos EUA protestaram sobre a legitimidade do DOGE

Nas inúmeras manifestações em diversas cidades dos EUA contra as ordens executivas de Trump e Musk que aconteceram essa semana questionaram a legitimidade do DOGE.

Além disso, muitos congressistas expressaram a preocupação de que o envolvimento do DOGE com o sistema de pagamentos do Governo norte-americano poderia levar a riscos de segurança ou à perda de pagamentos para programas como a Segurança Social e o Medicare.

Mais notícias