Clouds28° / 29° C

TRÉGUA

Prorrogada trégua entre forças pró-curdas e grupos pró-turcos, diz EUA

A notícia foi anunciada pelo porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller

Publicado em: 17/12/2024 19:54

Porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller (foto: Kevin Dietsch/Getty Images/AFP)
Porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller (foto: Kevin Dietsch/Getty Images/AFP)

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller,  anunciou nesta terça-feira (17), o prolongamento da trégua, mediada  pela Casa Branca, entre as forças dominadas pelos curdos que controlam vastas regiões do nordeste da Síria e os grupos pró-turcos em Manbij, uma zona de maioria árabe.

 

“A trégua de cinco dias, que já tinha expirado, foi prorrogada até ao final da semana e vamos tentar garantir que este cessar-fogo dure o máximo de tempo possível", disse Miller.

 

No dia 11 de dezembro, três dias após a queda do regime do presidente sírio Bashar al-Assad, o líder das forças dominadas pelos curdos, que controlam grande parte do nordeste da Síria, declarou um cessar-fogo de cinco dias com os grupos pró-turcos em Manbij, uma área predominantemente árabe, onde os combates resultaram na morte de 218 pessoas em apenas alguns dias. O acordo foi intermediado pelas autoridades norte-americanas.

 

Já a Task Force de Emergência da Síria, ONG de defesa de Direitos Humanos sediada nos EUA, revelou ter encontrado uma vala comum, próxima da capital do país, com os restos mortais de pelo menos 100 mil pessoas que morreram nas mãos do regime de Bashar al-Assad. 

 

Diversas organizações de defesa de Direitos Humanos e governos acusam Bashar Al-Assad e o pai, Hafez Al-Assad, de ter recorrido a execuções extrajudiciais generalizadas, incluindo tortura e execuções em massa dentro das próprias prisões. 

 

Mas, apesar da queda do regime sírio após cerca de 13 anos de guerra civil, a principal força do movimento rebelde que tomou Damasco e derrubou o ditador sírio, o grupo Organização de Libertação do Levante (Hayat Tahrir al-Sham), ainda não chegou a todo o país. A Síria permanece com determinadas regiões fragmentadas, como em várias pequenas cidades do Sul, por exemplo, onde são as milícias das tribos locais que controlam a área. 


Tags: turcos | curdos | trégua | eua |

Mais notícias