Clouds29° / 29° C

TRAGÉDIA

Explosão em refinaria na Itália deixa cinco mortos e 14 feridos

Das 14 pessoas que estão hospitalizadas, duas se encontram em situação crítica

Publicado em: 10/12/2024 13:37

Fumaça sobe após um incêndio em um depósito de combustível administrado pela empresa italiana de energia Eni em Calenzano, perto de Florença (Foto: CLAUDIO GIOVANNINI/ANSA/AFP
)
Fumaça sobe após um incêndio em um depósito de combustível administrado pela empresa italiana de energia Eni em Calenzano, perto de Florença (Foto: CLAUDIO GIOVANNINI/ANSA/AFP )
A explosão que aconteceu na segunda-feira (9) na refinaria de Calenzano, da empresa petrolífera ENI, próximo a cidade de Florença, norte de Itália, causou a morte de cinco pessoas e deixou 14 feridos, segundo o laudo final concluído hoje, no qual foram recuperados três corpos que estavam desaparecidos.
 
O presidente da região da Toscana, Eugenio Giani, avançou que 14 pessoas estão hospitalizadas, sendo que duas se encontram em situação crítica, na unidade de queimados do centro de Cisanello, em Pisa.
 
De acordo com as autoridades locais, as investigações do acidente continuam e a procuradoria abriu uma investigação de homicídio múltiplo sem suspeitos. As suspeitas são de que a explosão foi provocada pelo de combustível durante o abastecimento dos caminhões-cisterna. Uma das vítimas mortais era um dos motoristas do veículo, enquanto isso se os resultados de testes DNA para determinar a identidade dos demais mortos.
 
Após a forte explosão, que foi ouvida em muitas áreas da província, técnicos da agência regional de proteção do ambiente foram destacados para avaliar os possíveis efeitos dos poluentes do acidente. "Não existem riscos para a saúde. As concentrações no ar ao nível do solo desde a conclusão das operações de extinção devem ser consideradas negligenciáveis e a nuvem de fogo se dispersou em altitude num período de tempo relativamente curto", assegurou hoje a agência ambiental da Toscana.
 
A ENI, empresa estatal italiana, é um das principais no setor do petróleo e do gás do país, sendo a sua fábrica em Calenzano responsável pela recepção, armazenamento e distribuição de gasolina, gasóleo e petróleo que chegam através de dois oleodutos ligados à refinaria na cidade costeira de Livorno.
Tags: explosão | itália |

Mais notícias