Clouds26° / 28° C

TERREMOTO

Arquipélago de Vanuatu decreta estado de emergência após terremoto de magnitude 7,3

O sismo provocou a morte de 14 pessoas e deixou dezenas de desaparecidos

Publicado em: 18/12/2024 16:02

Terremoto também deixou mais de 200 feridos (foto: AFP)
Terremoto também deixou mais de 200 feridos (foto: AFP)

As autoridades de Vanuatu anunciaram hoje estado de emergência após o terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter que atingiu o arquipélago localizado na Oceania. O sismo provocou a morte de 14 pessoas, dezenas de desaparecidos, mais de 200 feridos e milhares de habitantes foram afetados.

 

O governo comunicou que a capital, Porto Vila, foi a região mais afetada, e o aeroporto está fechado, exceto para o acesso de aviões humanitários. “Há muitos feridos e desaparecidos e o número de mortos deverá aumentar”, declarou o gabinete de gestão de catástrofes de Vanuatu.

 

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) a estimativa é de que 116 mil pessoas foram afetadas no país, onde as telecomunicações continuam interrompidas em algumas partes do arquipélago.

 

Também muitas infraestruturas foram atingidas e pelo menos dez edifícios da cidade de menos de 50 mil habitantes sofreram danos estruturais, incluindo os das embaixadas dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Nova Zelândia. Os danos nas estradas, pontes e outras infraestruturas estão ainda dificultando o acesso a algumas áreas, segundo o gabinete de gestão de catástrofes de Vanuatu.

 

Além disso, o principal hospital da capital ficou danificado e precisaram ser montadas tendas no exterior para prestar assistência aos doentes.

 

A Austrália informou que já enviou para Vanuatu um pacote de ajuda de dois milhões de dólares australianos (cerca de 1,2 milhões de euros), assim como 64 trabalhadores de socorro.  

 

A ONU enviará também mais ajuda em coordenação com as autoridades locais. E o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) calcula que aproximadamente 40 mil crianças necessitam de assistência urgente devido ao terremoto.

 

Já a Organização Mundial de Saúde designou uma equipe para Vanuatu para auxiliar o Hospital Vila Central e o Ministério da Saúde. 

 

Depois do primeiro abalo, foram registradas duas outras réplicas de magnitude de 5,5 e 5,4 na escala de Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica em todo o mundo. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, com sede no Havaí, chegou a emitir um alerta de tsunami, mas que foi desativado posteriormente.

 

O arquipélago de Vanuatu, onde vivem cerca de 250 mil pessoas, está situado perto do chamado "Anel de Fogo" do Pacífico e dos vulcões submarinos da bacia de Lau, razão pela qual sofre regularmente abalos sísmicos.


Mais notícias