° / °
Mundo
TENSÃO DIPLOMÁTICA

Ameaça da polícia da Venezuela contra Lula aumenta tensão diplomática

Na publicação, corporação afirma que não aceita "chantagens" e que a região é um país independente

Publicado: 01/11/2024 às 09:26

Postagem da Polícia Nacional da Venezuela foi publicada no Instagram nesta quinta-feira/Crédito: reprodução

Postagem da Polícia Nacional da Venezuela foi publicada no Instagram nesta quinta-feira (Crédito: reprodução)

Postagem da Polícia Nacional da Venezuela foi publicada no Instagram nesta quinta-feira
Uma publicação realizada no Instagram, nesta quinta-feira (31), pela Polícia Nacional da Venezuela, sediada em Caracas, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aumenta a tensão envolvendo as relações diplomáticas entre as duas nações da América Latina. Na postagem, a corporação publicou uma foto editada do presidente brasileiro, com a imagem da Bandeira Nacional ao fundo.

Na imagem, aparece a frase: "Ele que se meta com a Venezuela". Ainda na image, está a expressão "se seca", em espanhol. Ao Correio, José Vicente Carrasquero Aumaitre, professor de ciência política da Universidade Central de Venezuela, afirma que este termo se refere a alguém que "se empobrece de alma e espírito, e ficam mais fracos".

Na legenda de descrição da postagem, a polícia venezuelana reforça a mensagem usada na edição da imagem com a foto do presidente. "Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitaremos chantagens de ninguém. Não somos colônia de ninguém", ressalta. 

As relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela estão tensas desde que ocorreram as eleições presidenciais no país vizinho. O governo brasileiro não reconheceu Nicolás Maduro como vencedor do pleito e o presidente Lula exigiu que fossem apresentadas atas eleitorais - algo que não aconteceu até agora. 

A escalada aumentou após o Brasil vetar a entrada da Venezuela no grupo do Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que agora passou a permitir a entrada de novos membros. Após o veto brasileiro, Maduro chamou o embaixador do país em Brasília para consultar. O parlamento da Venezuela também pretende votar uma proposta para que o chanceler Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais de Lula, seja declarado persona non grata no país.  
 
As informações são do Correio Braziliense.
Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP