ESTADOS UNIDOS
Incêndio florestal atinge a Califórnia
Fogo teve inicio na quinta-feira à noite e a sua causa está sendo investigada
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 09/09/2024 12:54
Equipe de bombeiros monitora o incêndio enquanto a Rodovia 330 é engolfada pelo Line Fire perto de Running Springs, Califórnia (Foto: DAVID SWANSON / AFP) |
Os bombeiros do estado da Califórnia comunicaram que um incêndio florestal descontrolado, a leste de Los Angeles, ameaça milhares de casas e prédios, o que obrigou a evacuações de diversas áreas em meio a uma intensa onda de calor que atinge a cidade. O fogo teve inicio na quinta-feira à noite e a sua causa está sendo investigada.
“Mais de 35 mil estruturas estão ameaçadas pelas chamas, incluindo casas e edifícios comerciais. As trovoadas previstas para o final do dia poderão tornar as condições ainda mais difíceis para o combate ao fogo que consome a base de uma floresta nacional”, disse a brigada de incêndio.
O Serviço Nacional de Meteorologia informou que o centro de Los Angeles registrou uma temperatura máxima de 44 graus na sexta-feira (6), a terceira vez que uma temperatura tão alta foi atingida no local desde 1877.
As autoridades do condado, que declararam situação de emergência desde o último sábado, emitiram ordens de evacuação para Running Springs, Arrowbear Lake, áreas a leste da Highway 330 e outras regiões. "As temperaturas extremas, o vento e os relâmpagos contribuíram para a propagação rápida do fogo. A vegetação está extremamente seca na zona e as temperaturas atingiram mais de 39 graus no sábado, com a umidade relativa muito baixa, o que proporciona as condições ideais para o alastramento do incêndio", diz a nota do município.
Segundo as autoridades locais, a chamada 'linha de fogo' se alastra ao longo dos limites da Floresta Nacional de São Bernardino, que fica a cerca de 105 quilômetros a leste de Los Angeles.
Até o momento, o incêndio já queimou aproximadamente uma extensão de 70 quilômetros, o que provocou uma espessa nuvem de fumaça escura que encobre toda a região. "As condições quentes e secas misturadas com trovoadas podem desafiar ainda mais os bombeiros nos próximos dias", acrescentaram os bombeiros.
Mais de 600 bombeiros combatem o incêndio, apoiados por helicópteros que lançam água, juntamente com outras aeronaves, de acordo com os bombeiros.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS